A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

domingo, 29 de março de 2020

Boletim Corona vírus

De repente os assuntos diários do dia a dia não interessam mais. Tornaram-se insignificantes. Tudo está e olha para o vírus que assola o mundo feito um tsunami.
De repente, nos vemos de mãos e pés atados. Simples atividades diárias foram prejudicadas. Crianças privadas de irem para a escola. Falar e se aproximar das pessoas é correr e colocar os outros em risco.
Tivemos que nos recolher. Nos proteger.
Esta consciência não é de todos. Tem gente que acha que está apenas acontecendo só em algum lugar distante e a vida segue normal.
Há muitos casos também na Holanda. Por aqui temos um site para nos atualizarmos: NOS liveblog
Aqui na cidade temos relativamente poucos casos. Registrados até ontem 45 casos para uma população de cerca de 100 mil habitantes.
Todas as noites, um programa discute medidas, expõe casos e pesquisas na televisão.
Meu marido trabalha de casa. Eu sigo com minhas atividades diárias igual. Na minha vida diária sofri pouco impacto. Claro, perdemos um pouco a liberdade de ir e vir mas estamos bem e conscientes de que o isolamento se faz necessário. Saio para coisas essenciais e o mínimo possível. Programo para fazer o que eu preciso na rua numa única saída. Me organizo com listas do que comprar e onde. Assim, traço uma única rota para ir e voltar. Programo mais ou menos o menu da semana. Produtos congelados do supermercado são muito práticos. Frutas e legumes em geral, aguentam bem uns bons dias na gaveta da geladeira.
A gente começa a deixar o surpérfluo pra trás. Gasta menos e com coisas essenciais. Pensando bem, uma freada no materialismo e consumismo desenfreado. Ruim para a economia...com certeza teremos sequelas. Será uma seleção, acredito, do que será útil e do que não será mais.
Felizmente estamos num país estável, o que nos dá uma certa tranquilidade, porém a longo prazo...é um efeito dominó. Visto que o vírus, até uns meses atrás só assolava a China e o mundo seguia e olha o que aconteceu...de repente todo o mundo ficou no mesmo barco.
As lojas essenciais estão abertas. Serviços de entregas e compras pela internet seguem na sua normalidade.
Temos internet, televisão, telefone, energia elétrica, água e comida...e sabemos que tem muita gente trabalhando firme para manter a ordem. Cabe a nós, colaborarmos e sermos solidários de alguma forma, mesmo que seja apenas ficar em casa. Já ajudamos.
Tem muita gente correndo riscos por nós. 
Muita gente em outros países em condições muito instaveis. Nas mãos de uma política fraca e corrupta que deixa a sua população à deriva e sem grandes esperanças.
Infelizmente o mundo não é igual para todos, mas cada um pode fazer a sua parte, sempre.
E você aí do outro lado? Como está seguindo, o que pensa? Espero que tudo esteja bem. 
Mente sã, corpo são.
E...é o que tem para hoje! Boa semana.

3 comentários:

Susana Santos disse...

Estou no extremo sul do Brasil, país onde os cuidados com a saúde pública se atropelam e são atropelados pela política. Recém estamos no início da curva e o que mais nos mata, além do vai e vem dos políticos, é a incerteza disso tudo. Ou a certeza de que, quando sairmos do auto isolamento que nos impomos, o mundo lá fora, como o conhecíamos, não existirá mais.

Sabrina Mello disse...

Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

Beijos 😘.

Meu Blog: Blog Dicas de Hoje Online

Eliana disse...

Oi Susana...a situação por aí me preocupa. Tenho acompanhado as notícias e é cada declaração descabida de fazer chorar. Quem paga tudo isso, de fato, é o povo.
A quarentena aí não foi nem de uma semana e as pessoas já desesperadas, muita gente sem dinheiro. Bem se vê que a economia é bem instável. As pessoas não possuem reservas financeiras para uma emergência. Já pensou se fosse uma guerra ou algum desastre natural?
E concordo com você. Teremos um marco...um mundo antes e depois deste vírus.