A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Uma realidade na Holanda: o preconceito no mercado de trabalho

A gente só toma conhecimento de um fato quando a gente o sente na pele.
Holanda está na lista como sendo um dos melhores países do mundo para se viver, trabalhar, estudar, constituir família. 
Apesar de muita gente reclamar de pormenores, por aqui se vive bem mesmo com certas circunstâncias desfavoráveis. Naturalmente, os problemas existem porém num panorama menos significativo ou de menor impacto social.
Agora um problema que não acaba e que, pelo visto, só aumenta é o do preconceito no mercado de trabalho. É uma realidade.
Muitos, mesmo qualificados e bem formados para atuar no mercado de trabalho, são ignorados por ele, ou melhor dizendo, pelos holandeses que selecionam. E, às vezes, nos deparamos com outros estrangeiros mais preconceituosos ainda.
Resolvi falar disso porque foi o assunto principal do jornal nacional aqui ontem à noite.
Estrangeiros em geral precisam escrever muito mais cartas para solicitar um emprego do que um holandês.
E digo, mais, aqui vale muito a questão do "QI". Uma indicação é tudo, mesmo que você nem tenha aquele "diploma".
Às vezes, o holandês lá nem é tão qualificado para a função mas entre ele e um estrangeiro qualificado, a vaga, muitas vezes, vai para o holandês. Claro que não é um padrão. Funções muito específicas ou muito técnicas podem ter estrangeiros como funcionários já que não se encontrou um holandês para tal fim.
E é uma realidade que eu conheço desde que cheguei neste país. E chega ano e passa ano...tudo continua igual ou pior. 
Não dá para acreditar que num país tão desenvolvido, tão perfeitinho com fama de liberal e moderno ainda tenha enraízado este preconceito.
A média de cartas para ser receber um contato da empresa ou ser chamado para uma entrevista segue abaixo:

Média de cartas de solicitação por nacionalidade

O primeiro entrevistado, disse ter passado por entrevistas e ter a sua formação e experiência elogiados, um ótimo CV e nunca mais ouviu nada de resposta.
Uma hora você ouve que a dificuldade com o idioma é uma barreira...mas muitos já tem domínio do idioma porque nasceram aqui ou se formaram aqui, mas não são "holandeses".
Para quem tiver interesse em assistir ao jornal, clica NOS

Aqui, Universidade de Utrecht, um texto sobre a pesquisa: "Gediscrimineerde sollicitant kan weinig doen om baankans te vergroten" - Solicitantes discriminados pouco podem fazer para aumentar a chance a um emprego.
Um trecho interessante:
"We zien ook dat minderheden met een achtergrond in het Midden-Oosten, Afrika of Latijns-Amerika het meest gediscrimineerd worden. Specifieker was te zien dat minderheden met een Turkse, Marokkaanse of Antilliaanse achtergrond in sterke mate worden gediscrimineerd door werkgevers, terwijl werkgevers minder negatief lijken te staan tegenover minderheden van Surinaamse herkomst" - "Também vemos que as minorias com antecedentes no Oriente Médio, África ou América Latina são as mais discriminadas. Mais especificamente, foi visto que as minorias de origem turca, marroquina ou antilhana são fortemente discriminadas pelos empregadores, enquanto os empregadores parecem ser menos negativos para minorias de origem surinamesa".
 
Eles próprios não conseguem concluir quais aspectos extamente causam a discriminação. Oras...é estrangeiro ou decendente de um: FORA! rs 
Um trecho no final do texto conclui:
"Nossas descobertas mostram que a atual discriminação étnica no mercado de trabalho holandês não se pode explicar." De acordo com os pesquisadores, pesquisas futuras devem, portanto, focar mais em como imagens / estereótipos e preconceitos negativos de empregadores influenciam as chances de minorias étnicas."
Ou seja, tem que perguntar aos holandeses recrutadores. 
Outros pontos são abordados aqui: "Zoveel brieven moet je extra schrijven met een andere etnische achtergrond" - Quantas cartas extras você precisa escrever tendo/sendo de uma outra etnia. 
Pontos como melhorar o seu CV, investindo em cursos ou em uma outra profissão até, pouco ou em nada ajudam. 
Cozinheiros e desenvolvedores de software têm maiores chances no mercado de trabalho, 58% e 54% respectivamente. No entanto, há que se observar que o mercado de software é da Índia...desconheço o dos cozinheiros rs


As chances para trabalhos em aréas administrativas são muito pequenas, apenas 18%. Realmente os holandeses são os queridinhos. O que eu já constatei mesmo sem ter lido pesquisas.


E há os projetos que oferecem "os discriminados"para trabalhar de graça por um determinado período em "estágios" para provarem que são tão bons quanto funcionários holandeses! Nossa, isso pra mim é o fim. Mas se é uma chance, uma luz no fim do túnel. É, gente...complicado.

Nenhum comentário: