A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 16 de julho de 2019

O Natal

O sonho de uma mesa assim no Natal
 É...eu sei que está um pouco cedo demais para falar do Natal deste ano. 
No entanto eu vou falar é do Natal do ano passado mesmo, do qual eu não me esqueci. 
E senta que lá vem história!
Quando tivemos o Sinterklaas em família no começo de dezembro, que vem acontecendo, talvez, pela terceira ou quarta vez na casa da minha cunhada mais velha, desde que o estado da minha sogra se agravou e ela ficou incapacitada de organizar os eventos familiares. Minha cunhada, que tem três filhos e uma casa grande e confortável para receber todo mundo, oficializou o Sinterklaas na casa dela. E, no embalo, o Natal também vinha acontecendo por lá. Com o detalhe de que todo o resto da família mora na mesma cidade.
Eu levava as sobremesas. Sobremesas feitas por mim, com todo capricho. 
No Natal de 2017, elas sugeriram fazer uma troca. Eu deveria levar algo para a ceia. A cunhada mais nova levaria a sobremesa e a dona da casa faria a ceia das crianças.
A tonta aqui - que leva a sério reuniões especiais - preparou uma ceia daquelas...arroz de Natal, com tudo que se possa ter direito, pernil, saladas variadas. Olha, poderia organizar um serviço de buffet...e levei tudo para a casa da minha cunhada.
A cunhada responsável pelas sobremesas...ahhh quanta praticidade...comprou sorvete do supermercado. As crianças não gostaram muito, não. Acharam que eu tinha levado também a sobremesa.
Porém, ano passado, minha cunhada veio falar comigo. Sugeriu que o Natal fosse na nossa casa, para dividirmos os eventos.
Bom, fui pega de surpresa. Meu marido ainda perguntou se seria prático para todo mundo, já que teriam que pegar estrada e sabe como é em época de inverno...pode nevar, ter tempestades e atrapalhar tudo.
Eu concordei meio assim...pensei na falta de espaço para todos, fiquei pensando em como arrumar a mesa, em quantos lugares...
Disse que elas lá deveriam ver quem ficaria responsável pela sobremesa, pelo menu dos filhos delas e por algo a mais para a ceia, para termos uma variedade na ceia dos adultos.
Uma semana antes eu já tinha o menu definido, fui às compras, me organizei e dois dias antes me enfurnei na cozinha.
Uma coisa eu não deixei de fazer. De ir ao concerto de Natal, na noite do dia 24. Eu acho muito especial e lindo. Mesmo toda ocupada na cozinha, me arrumei e fui.
A ceia aqui em casa foi no dia 26, no segundo dia de Natal.
Meu sogro mesmo não veio, como eu imaginava. Ele não gosta de pegar estrada de noite, principalmente no inverno, que escurece muito mais cedo. Pelo menos, trouxeram a minha sogra.
E esta turma chegou, entrou e se instalou.
Minha cunhada trouxe legumes crus - que aqui eles chamam de rauwkost salade - e fez uma salada para as crianças e o extra dela para a ceia foi uma "rollade", que é uma carne prensada enrolada, sem gosto de nada do supermercado.
A minha cunhada mais nova trouxe sobremesa do supermercado: Profiteroles congelado.
Ou seja, nada de especial. Esforço zero.
Fiquei pensando no meu trabalho, na minha dedicação e da falta de empolgação das minhas cunhadas e não fazer algo de especial para o Natal.
Eles, claro, amaram. Comeram tudo o que puderam e só sabiam dizer que estava tudo uma delícia.
E quando foi a hora do café, depois da comilança, o namorado egípcio da minha cunhada (que agora é ex, ela terminou com ele no começo deste ano e já engatou com um marroquino) respira aliviado e diz:
_Nossa, como é estressante esta época né, com todas estas obrigações! Ainda bem que acabou esta história de Natal!!!!


Nossa, choquei... o cara veio aqui, comeu feito um camelo recém chegado do deserto, não fez nada e ainda se sentiu aliviado que tudo acabou. Que cara de pau!
Olha esta foi boa!
E todos se foram...e eu fiquei com a minha pia abarrotada de louças e uma casa para limpar. Sim, porque a criançada anda por tudo.
Fiquei com um sentimento de frustração.
Não sei o que será este ano... sei que tem tempo ainda...porém não quero mais.
Meu marido me disse que o meu erro é pensar no que eu fiz e no que os outros não fizeram. Até concordo com ele. Eu tenho que fazer de bom grado e pronto! Só que você vê o seu esforço porque é uma data especial e as outras trazendo uma "rollade" e uma sobremesa de supermercado????
Parece deboche, isso sim.
Eu levo muito em consideração a relação interpessoal: zero. Só nos vemos em festinhas de aniversário de sobrinhos, quando, como tios, temos que comparecer. Raramente nos visitamos ou combinamos algo para fazer em comum. Vez ou outra as crianças vêm para ficar com a gente. 
Aí parece aquela obrigação de ter que reunir porque se lembram que é família. Passou o ano todinho e ninguém nem aí. E quando é obrigação, pra mim, é coisa chaaaaata. Por isso o meu desânimo...esta que é a verdade.
Só sei que este ano...sei não...estou pensando seriamente em dar um perdido nesta holandesada ou juntar-se a eles na maneira de fazer a ceia...potinhos com tudo pronto do supermercado. Fácil, fácil...

2 comentários:

Micheline disse...

Oi Eliana,

Acabei de encontrar o seu blog. Surpresa boa.
Por que nao fazem a ceia de natal em um restaurante? E como fazemos na nossa familia. Celebramos o Dia das Maes, Pais e Natal em restaurantes. Assim todos participam, conversam sem um estar sempre preocupado em servir bebida e comida.

Beijo,

Micheline

Eliana disse...

Oi Micheline, vc por aqui! Legal!
Então...a ideia é boa, eu mesma já pensei nisso...ainda mais agora com tantas opções de restaurantes e ceias que começaram a surgir com o passar dos anos...antes nada disso existia. Agora até dá mesmo pra sugerir...apesar que a família é meio tradicional e gosta da "privacidade em família" rs Bjs