Para contar as novidades, fatos, impressões e tudo o que eu ainda vejo de novo!
A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.
Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.
Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Solteiro ou casado?
Uma amiga lá no Brasil me contou, numa ocasião, sobre um grupo de pessoas que ela recepcionou na empresa onde ela trabalhava.
Por coincidência, tinha um holandês no grupo. E ela, solteira, meio que se encantou pelo rapaz, ainda mais porque não viu nenhum sinal de impedimento: uma aliança.
Bom, mas como era um ambiente extremamente profissional e, realmente ficou só nisso, ela não teve oportunidade de maior aproximação informal. Enfim, ela só ficou no encantamento, mesmo.
Daí eu disse a ela que o fato dele não usar uma aliança, não significava que ele fosse livre, leve e solto. O moço bem podia ser casado, há anos, e já ter uma penca de bacuris! Ela riu e se admirou.
Não sei se é o caso só da Holanda - acredito que não mesmo. A aliança já deixou de ser um acessório primordial na vida de muitos casais.
Tem gente que usa, tem gente que não usa.
No Brasil, apareceu até a tal da aliança de prata, na mão direita, que significava que a pessoa tinha um compromisso com outro alguém - confesso até que achava meio breguinha. A aliança de ouro na mão direita, noivado, na mão esquerda, casado.
Aqui na Holanda, parece que tanto faz.
Uma aliança na mão direita ou esquerda, significa a mesma coisa: casamento.
Mas aí, conversando com outros casais, veio mais uma explicação: que aliança na mão direita significa que você se casou apenas no civil e a aliança na mão esquerda, significa que você se casou também no religioso. Interessante, né?
Porém, como muita gente tem a cultura brasileira e, também, se casou eventualmente"na igreja", acaba usando a aliança na mão esquerda mesmo.
Agora, como muita gente só mora junto e não é oficialmente casado, ninguém usa aliança. Ou até a usa, por um simbolismo mesmo do casal.
Fato que, se o povo não usa aliança, fica praticamente impossível saber se a pessoa tem algum tipo de relação, se é casado ou solteiro.
Acho muito engraçado, porque já começa pelos casais de namorados ou casados que não parecem casais. Afinal, demonstrações de afeto em público são bem contidas e é muito difícil ver um casal de mãos dadas por aqui.
Não que a aliança seja um sinal de impedimento, porque diz o marido de uma amiga, que é até pior usar uma, que atrai. rs
Outros não estão nem aí mesmo, com ou sem aliança... tanto faz.
Vai ter que ser na raça...perguntando mesmo:
_Você tem namorada, casado ou tico tico no fubá? rs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Meu marido não usa aliança todos os dias não. Acho que só usou no começo do casamento, rs... por aqui, nunca reparei muito não se o povo usa ou não usa. Mas acho que não usar aliança nâo é mais sinal de solteirice, rs..
Aqui na Alemanha que eu saiba é o contrário do Brasil, aliança na mão esquerda é pra noivado e na direita pra casado. Eu uso na esquerda e tiro onda de noiva :) bjs
Aqui no bRasil é moda essa coisa de aliança de prata pra simbolizar namoro, e eu também acho brega. Eu não usaria. Mas vamos combinar que fica mais fácil identificar quem está ou não comprometido. Mas é o que vc disse, tem casal que usa, tem casal que não usa, e aí fica difícil identificar.
Por aqui alguns usam e outros não. Acho que o comportamento é bem parecido com o da Holanda e nem sempre dá para saber se alguém é realmente casado ou mora junto, o famoso "sambo". Agora, o que tem de gente divorciada aqui não está no gibi.
Postar um comentário