A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Boletim Corona vírus 5


Talvez eu seja pessimista. Ou não. Talvez realista?
Existe um povo aí que já relaxou geral só porque os filhos voltaram às aulas na semana passada. Eu queria era entender o raciocínio, juro.
Ninguém disse que o vírus sumiu. 
Aqui na Holanda, a situação está sob controle. O sistema não colapsou, está dando conta da demanda. O número de pessoas doentes e mortos diminuiram. Diminuiram justamente por conta do isolamento social, do fechamento das escolas, de lojas, de bares e restaurante, cinemas, teatro...etc etc etc 
Ninguém foi proibido de sair de casa...
Nós aqui não fomos na casa de ninguém e mal saímos de casa. Só por necessidade de supermercado.
Uns e outros ainda levaram a vida como antes. Vi vizinhos recebendo visitas, dando festinhas de aniversário e soltando a criançada na rua pra brincar nos dias de sol.
A volta às aulas é um teste. Ninguém voltou ao ritmo normal de aulas. Turmas foram divididas e tem criança indo apenas uma ou duas vezes na semana para a escola.
Alguns serviços também voltaram como cabeleleiros.
Mas alguém disse que o vírus sumiu???? Não, né!
E aí é que está o perigo. 
As pessoas que podem, ainda estão orientadas a trabalhar de casa e qualquer sintoma de gripe, resfriado, febre, tosse, as pessoas devem ficar em casa. 
Eu precisava ir buscar uns medicamentos na farmárcia. Recebi um email que caso eu estivesse espirrando, tossindo ou qualquer outro sintoma, eu deveria telefonar para eles agendarem a entrega aqui em casa. Tudo para eu não sair de casa, tudo para eu não aparecer na farmácia e colocar em risco quem está trabalhando.
Agora, teve vizinho aqui na rua que passou estes dois meses trancafiado em casa. Nem os filhos saíram brincar na rua. Não abriram janelas e nem as cortinas. Neste fim de semana, recebeu uma penca de gente em casa.
A minha vizinha de porta, estava toda feliz e saltitante. Recebeu visitas também.
Pessoas não estão respeitando mais o distanciamento de 1,5 m em lojas e supermercados.
O fato dos filhos poderem ir para as escolas, não significa que tudo voltou ao normal e tudo será igual. NÃO! O vírus tá aí.
Tem gente que acha que com o calor, o vírus vai sumir. Aliás, já acha que o vírus "deu uma sumida" porque os números estão diminuindo, como disse acima.
Eu não sei se são otimistas demais, burras demais, inocentes demais ou sou eu, a grande pessimista.
E eu não estou a fim de pegar nem a versão mais leve.
Já tá cheio de gente aqui que teve a versão "leve" do vírus, se tratou em casa, foi até medicado, porém não conseguiu se recuperar totalmente depois de semanas...tem os sintomas que vão e vem. Vezes mais fortes, vezes mais amenos.
Imagina, que um amigo nosso queria até vir aqui em casa. Eu disse que não. Imagina, a gente aqui, tomando todos os cuidados...e, por um azar, somos contaminados por um encontro inocente entre amigos?
É, gente...devagar com o andor que o santo é de barro...

Um comentário:

A. disse...

E eu achando que isso só estava acontecendo aqui no BR, que o vírus nem deu sinal de "sumidinha"