Hoje é o dia do Rei. Dia em que o Rei, Willem-Alexander, comemora 52 anos.
É feriado no país e comemorado com festa nas cidades e vilarejos de todos os cantos.
O pessoal destralha a casa e leva para vender na cidade, formando uma infinita feira de tudo o que se possa imaginar. É o único dia permitido para se montar estas feiras que nos lembram os saudosos camelôs.
A cidade que recebeu a família real este ano foi Amersfoort.
Eu gostei da festa, achei bonita e bem organizada com uma integração local para os membros da família real. Vi pela TV... poderia até ter ido já que é uma cidade próxima e de fácil acesso, mas a previsão do tempo não era nada animadora. O meteorologista no jornal de ontem à noite só faltou pedir perdão pela previsão ruim de chuva e frio para o dia de hoje. E pensar que o feriado de Páscoa foi digno de dias de verão.
No entanto, assim que o Rei e a Rainha e o resto da família desembarcaram do ônibus real, o tempo firmou e não choveu. Porém estava frio. As princesas, no decorrer do percurso, pediram seus casacos para se protegerem do vento frio.
O trajeto foi cerca de 1km e programado para duas horas. Apresentações de danças, teatro, cantores, corais e contadores de histórias. Um espaço com workshops, bolo e bebidas. E uma competição de perguntas e respostas.
Enfim, como sempre, as pessoas marcaram presença. A Família Real é o estilo gente que nem a gente: param, batem papo, tiram fotos com as pessoas.
Willem-Alexander com a filha mais velha, Princesa Amália
Rainha Máxima fazendo "selfie"
Acho que a Rainha levou uma "cantada"
A cidade enfeitada
E a última foto de encerramento, uma imensa "selfie"...
Mais fotos da festa real em Amersfoort aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário