A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

domingo, 3 de março de 2019

As prioridades para as pessoas

E a cirurgia do meu sogro, para a retirada do aneurisma, foi marcada.
Ele seria operado numa sexta feira e teria mais dois dias de internação. Saíria na segunda feira no início da tarde.
As férias escolares estavam quase no fim, todos os filhos de volta na cidade. 
Outro detalhe: nesta semana de cirurgia dele, todos ainda estavam de férias do trabalho. Aliás, a minha cunhada mais nova, teria mais uma semana ainda livre. Meu marido sem férias, com todos os compromissos de trabalho e em outra cidade (sempre bom lembrar destes detalhes).
Também gostaria de acrescentar que os filhos do meu cunhado já são quase adultos. Têm a outra família, da mãe. Os filhos da minha cunhada são menores mas também têm os outros avós que já tomam conta deles. Outras tias e primos mais velhos. As meninas da minha cunhada mais nova folgada são menores, mas a mãe sempre se gaba de ter uma grande amiga que se oferece para ficar com as meninas. E aqui holandês faz o que bem entende, na hora que quer. Filho não impede esta gente de nada! 
E eu pensei que eu seria a última pessoa que eles acionariam de novo, neste caso da cirurgia do meu sogro. O outro filho acompanharia meu sogro no hospital e que as duas filhas se revesariam em ficar com a mãe, pelo menos durante aquela semana pós cirúrgica. 
Meu sogro não precisaria ficar acamado. Poderia fazer as coisas dele. Só não poderia dirigir ou fazer esforço físico. Eles poderiam ter providenciado uma entrega de refeições prontas na casa e os filhos se revesariam durante uma semaninha para fazer companhia para o pai e para a mãe. Encaminhar a minha sogra "na van" de manhã cedo para as atividades lúdicas e terapêuticas dela diárias.
Nossa, na minha cabeça, tudo era muito simples. Se eu segurei o tranco sozinha, durante cinco dias...uma semana, com três filhos por perto, seria moleza, não é?
Mas e daí? Quem realmente está disposto? E vos respondo: NINGUÉM!
Numa noite, tocou o telefone - já mencionei né que estamos pensando, seriamente, em dar fim em telefones e campainha? - era uma das minhas cunhadas para confirmar se eu iria para lá ficar com a mãe dela. Meu marido, coitado, ficou entre a cruz e a caldeirinha. Ele já sabia da minha resolução. Com três filhos lá, a minha presença não era necessária. E ele falou que eu não iria. 
Detalhe, nesta conversa, minha cunhada conta que irá também "aparecer por lá" para me ajudar, que eu não ficaria sozinha. Sei bem o tipo de ajuda: a boca para comer. E que ela tem os filhos - que golpe baixo, usar esta desculpa - e que a irmã mais nova ainda tinha que ir acampar com as filhas na França!
Alto lá! Você sabe que seu pai vai ser operado, sua mãe completamente incapacitada e você quer seguir com suas férias como se nada estivesse acontecendo? Já tinha viajado para a Grécia com o namorado. Já estava de bom tamanho, não?
E a minha cunhada mais nova também nos telefonou. Porque ela é muito boa em resolver as coisas pro lado dela. CHORANDO. A única solução era internar a mãe deles por uma semana na instituição, já que eu não podia ir para lá.
COMO ASSIM? Por minha causa, então, internariam a mãe? Por minha causa, não. Por causa delas que não queriam ter trabalho. Uma queria sair de férias.
Eu não cedi. Nem com a minha cunhada mais nova jogando tão baixo. 
Meu marido apenas silenciava no telefone enquanto ela soluçava.
Ele apenas falou: ela vai, mas se os dias forem divididos por igual entre todos.
Alguém concordou com a minha proposta? NÃO!
E minha sogra foi internada, no fim de agosto e está até hoje na clínica, infelizmente.
Mas esta culpa eu não carrego. 
Sinceramente, foi o melhor para ela, principalmente. Lá ela é bem cuidada, está sempre limpinha, perfumada, bem arrumada e bem alimentada.
Sobre o meu sogro, uma filha - já mencionei que todas as minhas cunhadas são enfermeiras? - foi dormir com ele, na casa. A outra viajou, acampar com a filhas.
A filha dormiu apenas três noites com o pai e depois mandou um email reclamando e que meu marido devia ir passar o fim de semana com o pai. Ele, claro, foi.
O outro filho, que mora na mesma rua, apenas umas casas distante da casa do pai, apenas o levou no dia da cirurgia para o hospital. Se ofereceu para dormir com o pai? Ou ficar com ele no fim de semana? Não.
Ah e os filhos todos têm dias livres na semana. Ninguém trabalha uma semana toda. E numa situação destas, era necessário abraçar a causa...pensar na prioridade dos pais...mas que nada.
Depois disso, eu observei muitas coisas e abri meus olhos. 
Não banco mais a super mulher maravilha. Porque no fim, principalmente as minhas cunhadas, se aproveitam da minha boa vontade para elas seguirem com a vida delas como se nada estivesse acontecendo. 
Naturalmente, nas reuniões de família do fim de ano, não recebi os tapinhas nas costas..."goed gedaan, jij ben zo lief!". Certas coisas não fazem falta e vivo muito bem sem falsos elogios.
No mais, resolveu-se o problema do aneurisma. 
Felizmente, tudo correu bem...no entanto, de volta ao urologista, meu sogro foi diagnosticado com câncer na bexiga, uns dias depois do Natal.

8 comentários:

Luana disse...

MENINA!!!! que familia eh tudo igual, em todo lugar... Ta cheio de gente folgada, nossassinhora!!
Como estao seu sogro? Esta tratando o cancer? Seu marido deve ficar numa situacao terrivel, com os irmaos enchendo o saco dele.... E coitada de voce, q sai como vila de de tudo...

Eliana disse...

Oiiii Luaaaanaaaa...que bom te ver por aqui acompanhando os perrengues hahahah
Meu sogro está bem. Nem parece doente. Começou em janeiro o tratamento que se estendeu até o meio de fevereiro. Via um catéter ele recebeu na bexiga, durante seis semanas, uma "solução" de bactérias da tuberculose bovina. No fim de Março ele passará por novos exames para ver se deu resultado. Os médicos estão otimistas. Mas se o tratemanto não deu certo, aí ele passa por outra cirurgia para retirar a bexiga.
Minhas cunhadas são espertinhas. Elas vem todas na maciota quanto querem algo de você. A mais nova é a mais dissimulada, cara de pau...ela enrola até a irmã, que fica com dó dela. Meu marido tinha adoração pela irmãzinha caçula mas começou a se dar conta das coisas como eu...e também mudou com ela. Enfim...logo conta mais rs E vc tá bem?

Luana disse...

SAudades de voce, mulher... A gente mora perto, nao mora?

Eliana disse...

Oi Luana, é... perto, pertinho, encostado acho que não rs mas tão looonge também não é! rs Vou te enviar um email.

Gisley Scott disse...

Eliana do céu !!!! Gente ruim é ruim em todo canto hein? Crê em Deus Pai !!!! Tenho uma amiga que mora em Michigan que passou pela mesma coisa e teve que bater o pé no chão como você fez. Não dá, vc ajuda e a pessoa ainda te chama de ruim, e vê aquilo como uma obrigação sua, quando eles é que tem laço sanguíneo.

Parabéns, deixa esse cabaré pegar fogo!!! Eles que chamem os bombeiros!!!


Beijos!


www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

rose disse...

Oi Eliana! Quanto tempo hein? Pensei que vc tivesse parado com o blog. Marcela não atualizado o dela. Gostaria que ela voltasse a escrever. Quanto a família a coisa sempre é complicada. Bjs💋

Eliana disse...

Oi Dona Rose, que bom ver a senhora por aqui de novo! Oh o blog tá indo devagar quase parando, mas tá indo! hahahah Eu também gosto muito do blog da Marcela, espero que ela se anime e volte a escrever de novo. Um beijo pra senhora!

Eliana disse...

Luana, te enviei um email.