A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Seres superiores

Sabe, por um tempo, eu quis saber qual era o segredo dos holandeses: o de não sentirem fome no meio do dia. 
Sim, porque era assim que eu entendia. Este povo não sente fome, só pode.
Dizem que na Holanda não se almoça. Porque chega na "hora do almoço" e eu estou com o estômago grudado nas costas. Louca para uma comidinha quentinha no frio ou uma saladinha caprichada nos dias quentes.
Porém, o povo aqui é superior. Não sente fome. Não almoça. Se contenta com um pãozinho e umas frutinhas no decorrer do dia. 
Ahhh mas tudo é uma questão de hábito? Pode ser. 
Fato que muita gente aqui engole qualquer porcaria durante o dia e não vê a hora do jantar chegar. Pra mim isso tem um nome: PREGUIÇA de cozinhar.
Até entendo que quem trabalha fora, passa com lanche porque não há horário de almoço longo por aqui, como para nós, no Brasil. A meia hora de intervalo faz muita gente optar por um lanchinho feito em casa com uma frutinha. É muito comum ver o povo lanchando durante uma caminhada no parque, por exemplo. Acho este hábito horrível.
Porém, para quem está em casa, não há nada de proibido ou errado em cozinhar. Eu sempre tive um almocinho em casa, que até é, muitas vezes, o resto do jantar da noite anterior e meu marido nunca criticou este hábito. Ao contrário, aproveita e muito bem dele. Claro que eu não fico na cozinha o dia inteiro, mas eu não vou morrer de fome até a hora do jantar ou me entupir de porcarias pra encher o estômago.
Na casa dos meus sogros, não era/é assim. Minha sogra saía e sabe para onde ela ía? Para o snack bar, comprar croquetes e batatas fritas para o almoço. Jura, gente, que isso é comida? A coisa não é ruim, ao contrário, é muito bom. Só o detalhe de que isso não é saudável. Mas para holandês, onde só se tem uma refeição quente no dia, isso é normal e pronto. Afinal, eles não sentem fome.
O legal é que na sua casa, o povo quer comer, né? Isso eu acho o fim. Em vez de dizerem "não obrigado, eu não sinto fome no meio do dia"...este povo senta e come! 
E como, ontem, domingo, foi Dia dos Pais, lá fomos nós para os meus sogros. No sábado, à noite, eu assei aquelas tortas salgadas de liquidificador para levar. Pensei: como lá não tem nada para comer, eu vou garantir um lanchinho para o meio do dia.
Chegamos lá e meus sogros tinham visita. Os olhos cresceram para cima da minha forma coberta com um guardanapo. Falei que era uma torta e perguntei se eles gostariam de provar. Aceitaram.
A holandesa lá comeu de virar os olhinhos. Disse que nunca comeu nada tão gostoso. Perguntou como eu fiz e emendou que não ía querer a receita porque não tem forno em casa. Nem microondas.
Eu olhei surpresa. Perguntei o motivo de não terem forno. E sabe o que ela respondeu? Justamente para não fazer nada em casa, para não cozinhar.
HORRORIZADA, eu fiquei. 
E quando ela se despediu de mim, disse que a torta veio bem a calhar pois ela estava com fome extra!
E aí? Este povo sente ou não sente fome?????
Claro que sente fome, sim...só tem preguiça é de encarar o fogão.
Seres superiores? Não. Preguiçosos mesmo! hahahah
Aliás, deixa eu ir almoçar!

10 comentários:

Tata Carvalho disse...

Mulher, em que lugar da Holanda vc mora?
Aqui em Limburg (Maastricht) comemos muito bem na hora do almoço.
Pode não ser uma mega maaltijd, mas um pãozinho, ou sanbuda, uma boa salada e até o restinho do jantar é comido.

Eu faço parte desse grupo que trabalha do dia todo no escritório e tem 30min de intervalo (+2 de 15min pro café).
Mas olha, temos cozinha e 2 duas geladeiras, forno e microondas e sempre estamos usando. Fora que damos um pulinho no café pra pegar uma sopa, um panini...de tudo.

Mas quando a questão é minha comida (qq coisa do Brasil), eu sempre faço a mais pq sei que a galera gosta e detona. Nos aniversários aqui em casa as pessoas já esperam algo. Até no trabalho eles pedem...mas levam tbm.

Acho que vc precisa se mudar pra Limburg, hein? ahahhaha

beijinhos

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Interessante comentário! Mas li o texto de Tata Carvalho e fiquei em dúvida. Vai ver que os holandeses escondem o jogo - comem como lobo no café da manhã e no jantar!? Será? Grande abraço! Laerte.

Eliana disse...

Tata, Limburg deve ser outro país. Estou aqui quase leste, no caminho pra Enschede.
Se eu fosse contar tudo, dariam muitos post só sobre isso!
Os sobrinhos ficam horrorizados quando eu "coloco o almoço na mesa". Às vezes, rola uma omelete, um spaghetti à bolonhesa que é rapidinho...num tapa você faz e almoça. Fui fuzilada rs "por que a gente vai comer a esta hora?" "Isso não é a hora da janta!". Meu marido foi curto e grosso: "vamos comer porque estamos em casa e temos tempo para comer. Comida quente não é só na hora da janta". Eu acrescentaria: "Não sou preguiçosa feito a sua mãe, eu cozinho!"
Pior são os brasileiros que conhecem o nosso costume e passam a fazer igualzinho aos holandeses. Uma vez cheguei na casa de uma, "depois do almoço". Ela me perguntou porque eu não tinha ido mais cedo e eu disse que estava almoçando com meu marido. Ela me olhou surpresa e disse que na Holanda não se almoça! E sabe o que ela dava para a filha? Aqueles salgadinhos "cheetos" pra menina que tinha um ano. Detalhe de que ela estava em casa, podia muito bem cozinhar.
E digo mais, tirando os enjoados que não comem nada diferente, o povo é folgado. A sua comida eles devoram e na casa deles é a mingua.
Na casa das minhas cunhadas, quando vamos para os nivers, se a gente "vai ficando", a hora da janta é batata frita e croquete. NUNCA que ela foi pro fogão fazer algo. Minha cunhada deu de vir buscar a minha sogra quando ela está aqui, só pra filar a janta.
Na ceia de Natal fui "intimada" a fazer algo. Sempre levei as sobremesas. Este ano que passou, praticamente levei a ceia toda: pernil, salada de maionese, o arroz com passas e amendoas e a farofa rs Uma das cunhadas levou um filé de salmão que só ela e o namorado comeram tudo. Ou seja, nem sabe calcular as porções. rs
Ultimamente não tenho facilitado muito pro lados deles, não! Como dizem por aí"o jeito holandês é tão prático!" rs

Olá Silo, bem vindo! Olha, quanto ao café da manhã...também não acho grandes coisas. Os ingleses se alimentam melhor com ovos, bacon e até feijão rs Aqui não creio que seja tão bom também não.

Gisley Scott disse...

Porque chega na "hora do almoço" e eu estou com o estômago grudado nas costas.

Garota, kkkkkkkkkkkk, num guentu você !!!!

Menina, aqui eles gastam entre $300 à $400 do salário só para comer fora também. Não gostam de cozinhar. Pagam caro pela coveniência. Gente, $400 ao mês é quase $5,000 ao ano só comendo fora. Dá pra viajar para o exterior com esse dinheiro.

Confesso que fiquei passada, engomada e engavetada com essa da holandesa. Então a pessoa fica com fome de boa porque a preguiça é maior... Crê em Deus Pai.. rs!!!

Beijos!

www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

Bianca Mendes disse...

Amei!!!

Excelente artigo!

Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

Parabéns!


Meu Blog : www.Loterias.eco.br

Sandra disse...

Cozinhar é uma tarefa demorada, mas havendo tempo e não cozinhar por preguiça é estranho. Beijinho e feliz semana.

Lucinalva disse...

Bom dia
Como é bom feijão, acho que ficar esperando o horário do jantar é demais kkkkkk. Bjs querida

Joana disse...

Bom... Eu não iria sobreviver nesse país kk! Almoço para mim é sagrado, sob pena de morrer de fome. Aqui na Suécia temos 1h de almoço no trabalho mas muitas vezes faço apenas meia-hora para poder sair mais cedo. Costumo levar almoço de casa e aquecer na cozinha, que tem certamente uns 12 - 16 microondas. Beijos!

Rafael disse...

Um dia ainda vou sair de moto e conhecer todo estado de São Paulo e claro a pequena Águas de Lindóia

Analice disse...

Eu estou tentando desapegar de um relacionamento com um holandês e aqui estou me divertindo com os seus textos, mas com respeito pois entendo a sua situações. contudo agradeço pelo desabafo em tom leve e esclarecedor.