Acho que foi no mês passado que se anunciou a contaminação dos ovos aqui na Holanda.
Os ovos foram contaminados por uma substância chamada Fipronil, usada pelas empresas de limpeza e dedetização das granjas, ou seja, um pesticida.
Ao que tudo indica, o governo já sabia disso desde novembro do ano passado.
Aí foi uma loucura porque né, ovos a gente usa em quase tudo na nossa vida diária. E foi um tal de olhar listas e mais listas que só aumentavam os códigos dos ovos que tinham o Fipronil presente.
Os ovos que consumimos não apareceram de cara na lista. Por um lado é um alívio, mas depois é constatada a contaminação. E você pensa nos anos e anos de consumo sem saber de nada.
E aí a especulação não só com os ovos mas com a carne do frango. Afinal é meio óbvio que as galinhas/frangos estejam contaminados.
E as bolachas, bolos e tudo que se encontra nos supermercados compostos por ovos? Infinitos produtos.
Dizem que não é caso de pânico, pois a quantidade não é grande e tampouco pode causar danos à saúde. Bom, é o que dizem. Mas foi, terminantemente, proibido dar ovos às crianças.
E justo o ovo? Uma alimento tão básico na nossa cadeia alimentar... esta novidade veio como uma bomba e trouxe uma insegurança. Não estamos seguro. Pagamos por nossos alimentos e não temos garantia de qualidade e idoneidade.
Compramos ovos biológicos, mais caros, lógico, porque era o que tinha disponível no supermercado. E quem garante que realmente são "limpos"?
Complicado.
Um comentário:
Gente que coisa horrível! Todo cuidado é pouco! AbraçO
Postar um comentário