A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

domingo, 13 de novembro de 2016

Este post tem quase 40 anos!

Sabe, o Brasil não se fez presente na família holandesa apenas com a minha chegada. Ele já fazia parte da história de vida do avô paterno do meu marido.
Eu já até contei esta história antes. Vovô na década de 70 foi um grande executivo de uma empresa que fabrica portas aqui na Holanda. Ele faleceu em 2009 e, particularmente, eu tive pouco contato com ele. Das vezes que lá estivemos, ele fez questão de me mostrar fotos, o diário de viagem da primeira esposa que o acompanhou na época, mapas, postais. 
Lembro das fotos dele com uma família em Botucatu num churrasco. A mesa no quintal, e ele sentado ao lado de outfas pessoas.
Ah, claro, as viagens foram principalmente a negócios, mas eles aproveitaram para passear também. 
Na cerimônia de cremação - se assim posso dizer - antigos colegas de trabalho, que foram seus subordinados, ainda compareceram para prestar as últimas homenagens.
A segunda mulher dele é ainda viva e completou noventa anos agora no comecinho de novembro. Ela aniversariou mas quem ganhou presente foram os netos: noventa euros para cada um. Ela é uma graça. Nos escreveu uma cartinha muito amorosa.
A gente a visita? Não! Já tentamos, mas a vovó tinha que olhar a agenda e pasme, naquela época estava cheia dos compromissos. Agora então, por conta do aniversário, nem pensar...mas gostaria muito de ir vê-la, até mais do que o meu marido.
Meu sogro queria vir pessoalmente trazer o envelope, mas por conta da nossa viagem, não veio. 
Antes disso, estivemos nos meus sogros e ele tinha estado com a madrasta. 
Ele entregou ao meu marido uma coletânea de cartões postais do Brasil, mapas de viagem apontando as rotas de viagem do vovô, pelo mundo. A vovó queria que isso viesse para nós, pelo simples fato de que estas lembranças deveriam interessar mais a nós do que a qualquer outra pessoa da família.
Eu peguei tudo, como sendo um tesouro.
Gente, os postais são do ano de 1977...ano em que ele foi para o Brasil e outros países da América do Sul. Ele esteve na cataratas de Foz do Iguaçu, quando ainda existiam as setes quedas! Os postais são desta época das sete quedas! Meus olhos brilharam.
Também passou pelo Rio e São Paulo. Chegou até Machu Picchu, no Peru.
Para vocês terem uma ideia do que estou falando, escaneei uns postais da década de 1970. Uma pena que não constem as datas de impressão nos postais...seria muito legal.  

Praia de Copacabana - década de 70

Corcovado e a Lagoa Rodrigo de Freitas - década de 70
Praia de Botafogo e o Pão de Açúcar - década de 70

As cataratas - década de 70

Na época das sete quedas - década de 70

Já não existe mais esta vista da década de 70



E o mapa que marca as rotas de viagem

Na época da Varig - 1977

Cidades onde vovô esteve - 1977

3 comentários:

LuRussa disse...

que lindos esses postais !
77-meu ano !
<3

Anônimo disse...

Que bom que você conseguiu escanear, eu estava lendo e pensando nas fotos, olha que coisa! Eu amo ouvir esse tipo de história sabia? E ver fotos também. hehehe... acho que você vai ter que postar mais sobre isso!
: )p

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Nossa, Eliana, que tesouro incrível! Eu também ficaria fascinada por receber algo assim!
E que figura a madrasta do seu sogro: achei o máximo ela ter a agenda cheia. Poder dizer "olha, agora não dá, tenho outros compromissos" aos 90 anos não é para qualquer um! Rsrs. E o gesto de noventa euros para os netos? Achei fofo demais!
Beijos