A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Quando a coisa começa a complicar

É tudo muito sutil. Começa parecendo uma distração, uma falta de atenção apenas. 
Tem certeza que de tal coisa está no amário quando na verdade foi colocado por ela em uma gaveta embaixo da pia.
E assim, certos detalhes, atitudes vão passando desapercebidos até que a própria pessoa começa a se dar conta de que algo está errado. Por que eu não consigo me lembrar do dia de ontem?
E começam também certos acontecimentos físicos. Uma certa agressividade. A apatia.
É capaz de narrar coisas do passado distante como se estivesse acontecendo naquele mesmo instante.
Mil vezes a mesma pergunta. Começa a repetir frases como um disco enroscado.
Se perde no tempo.
E quem está perto não sabe como lidar mais.
Minha sogra foi diagnostica com demência. O pai dela morreu com este problema.
Ela não quer ir ao médico. Se recusa.
Os inconvenientes começam justamente porque quem está próximo não sabe como lidar com as atitudes imprevistas dela.
A pior atitude é falar que ela já fez tal coisa, que ela ligou o aquecedor e fica brava com o meu sogro porque a temperatura foi deixada tão alta.
Olha, situações imprevisíveis.
Quando viajei com eles de férias notei que ela não achava objetos e, por várias vezes, ela tirava e colocava tudo de novo no armário, na esperança de que saberia o que tinha e onde encontrar. Dias depois lá estava ela fazendo tudo de novo.
O assunto é tabu. Ninguém gosta de falar. Aí eu me pergunto, onde está a praticidade destes holandeses que costumam ser tão diretos e práticos?
Conversei com as minhas cunhadas... meu sogro precisa de um respaldo emocional. 
Pode parecer cruel, mas minha sogra é caso perdido. Melhora não terá. Mas as pessoas em volta precisam se blindar, porque logo estaremos todos abalados e perdidos se não buscarmos ajuda.
Não dá pra saber o que pode acontecer. Parece que o avanço da doença meio que estabilizou, mas a gente não tem como saber.
É tudo muito assustador e muito louco. Você não sabe se aquela conversa será lembrada por ela. 
De uma viagem recente para o Marrocos, ela já não se lembra mais de nada.
Ela tem lapsos inesperados.
Veremos.

3 comentários:

Luana disse...

Que coisa triste... Eu sinto muito...
Eh ainda pior quando a pessoa nao quer ajuda medica, nao eh? A mae de um amigo meu teve q ser colocada numa especie de hospital esse ano, forcada... Ela ja estava agredindo as pessoas. E foram decadas sem buscar ajuda, ate chegar nesse limite. Pior eh q todo mundo se sente mal, culpado.

Ingrid Gomes disse...

É uma doença triste demais, meu avô morreu disse e sei bem como é.
Como me disse um amigo cujo o pai está no estado avançado da doença, é como enterrar alguém que continua vivo. Está vivo, mas não está mais ali. =(
Desejo força para todos vcs e vc está mais doque certa, é um momento de buscar ajuda, pois é sozinhos tudo fica ainda mais complicado.
Beijão

Luciana Saunders Hutchings disse...

Muito difícil mesmo, li em algum lugar que aqueles livros de colorir e palavras cruzadas ajudam a retardar o avanço da doença, vale a pena tentar pra não ficar pior... desejo força e perseverança a familia!