A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

As reflexões do outono

É claro que o outono chegou, sem deixar sombra de dúvida! E é claro também que ele trouxe de presente uma gripe que me deixou baqueada a semana passada inteira. E ainda estou com aquele restinho da gripe. Ohhh coisa chata.

As manhã amanhecem geladas com orvalho e as noites também têm sido bem frias. Os dias têm sido brindados com muito sol e isso é muito bom...por mim, podia ser sempre assim.
As folhas já mudam de cor...e tudo vai ganhando um outro colorido.

Fui conhecer o apê novo de uma amiga que se separou. Só na Holanda mesmo para uma mulher, sem trabalho, sem salário, com filhos ter o direito à uma residência só dela sem ter que mostrar comprovantes de rendimentos. Claro que ela vai ter que se enquadrar a critérios como se comprometer a buscar trabalho, mas até aí gente, ninguém fica no desespero. E tem gente assim, vivendo já há anos!
O apartamento é novinho...cozinha pronta, banheiro instalado, piso colocado, super bem localizado...fiquei de queixo caído! 
Arrisco até a fazer uma piadinha que se ela soubesse disso antes, teria se livrado do marido há mais tempo! rs Sorry, people, mas sabe como que é, às vezes não dá pra não falar!
Viva o sistema "robinwoodyano" rs
Também estamos com uma separação na família...acho que foi isso até que mexeu com meu sistema imunológico pois penso nas crianças que ainda são muito novinhas.

Mudando de assunto, sobre os refugiados. Já são 25 mil na Holanda.
Aqui na cidade já noto a presença deles e oh, podem me jogar pedra, mas nada muda meu pensamento de que se não for feito algo de imediato, isso não vai prestar.
Não adianta querer cobrir a cabeça e descobrir os pés.
Ahhh são países ricos, é o que escuto! Não vejo mais países ricos nos dias atuais. Vejo países que criaram sua própria infraestrutura pra dar a todos qualidade de vida, trabalho, oportunidades...mas o que acontece quando a demanda é maior do que a oferta? É que nem ônibus lotado, numa curva, tomba.
O mar já não está para peixes para os próprios, quem dirá para quem está chegando.
Ok, eles recebem abrigo, assistência mas e aí? O que vem depois?
Ver este povo vagando nas ruas sem perspectivas...grupinhos ali enchendo a cara de cerveja e fumando...já intimidando os passantes.
Outro dia foi um quiprocó em um abrigo de madrugada... Pô, eles se desentendem até entre eles! Foi a maior tropa de choque, até helicóptero! Resultado: 14 feridos!
O mais recente agora foi depois de uma "pelada". Brigaram feio, 5 presos!
Entrei no supermercado e a polícia lá dentro! 
No jornal mostrou uma agência de recrutamento famosa com uma frente de trabalho só voltada para os refugiados e pra mim? Fazer uma triagem e encaminhar o pessoal mais qualificado, e eu?
Não quero parecer cruel, é uma questão de ordem humanitária, desde que eles também sejam merecedores e respeitem a cultura onde estão sendo acolhidos.
Fazer uma petição para cancelar a Oktoberfest na Alemanha por entenderem que é uma festa ofensiva à crença deles e, principalmente, aos que estão chegando, traumatizados...para mim isso já é um pouco demais, não é não?

PS: Gente, deixei de ler alguns blogs, mas logo visito vocês, viu?

4 comentários:

Sandra disse...

Oi Eliana, senti a sua falta! Mas gripe é assim mesmo, deixa a gente baqueada. Que bom que você está melhorando.
Quanto aos refugiados... são tantas histórias... que não dá mesmo pra ficar alheia ao que vem acontecendo. Veremos o que será feito.
Bjsss

Anônimo disse...

Oi Eliana,

Super concordo com vc em relação aos refugiados. Eu sou contra abrir tanto assim as fronteiras. Como vc bem disse uma hora o ônibus lotado vai virar e aí quem vai acudir os donos da casa? Não vamos resolver nada e ainda vamos complicar o que estava bom. É triste a situação deles, não sei como resolver, mas alguma coisa mais eficaz tem que ser feito e não basta só deixar entrar sem nenhum critério. Meu medo é um terrorista aproveitar a onda e entrar junto. Claro que vai dar M...a esse negócio todo. Enfim deixa eu parar por aqui pois sou capaz de levar umas pedradas pelo o que estou dizendo rsrs.

Não sabia desse lance de suspender a festa da Alemanha...era só o que faltava!!!

Melhoras pra você e um abração
Rose

Ma disse...

Olha, nem escuro sobre este assunto refugiados porque senão vão me queimar na fogueira. Concordo com você em tudo. Ajudar é uma coisa, agora abrir as portas assim indiscriminadamente pra todo mundo entrar não dá mesmo. E esse papo de que depois vão trabalhar é balela, você e eu sabemos muito bem disso porque vivemos na pele como é fácil entrar no mercado de trabalho sendo estrangeiro. Se nós que temos formação e estudo, falamos a língua temos que trilhar o caminho das pedras e nem assim a coisa funciona, imaginem quem não tem. Enfim, um dia podemos papear pelo skype com um cafezinho e fofocar sobre o assunto, que tal? Beijos

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Essa questão dos refugiados é complicada. Acho que tem que haver acolhimento mas de uma maneira controlada e distribuída e com políticas próprias de integração e qualificação. Apenas deixar as pessoas entrarem é uma ação perigosa que certamente terá consequências lá na frente.