A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A doutora


Eu tinha umas pintas aqui me incomodando. Umas estavam até descolando da pele, umas bem feias, ressecadas.
Depois de muita enrolação, resolvi marcar uma consulta para mostrar pro huisarts.
Só que eu fui agendada para um dia em que ele não atende e tem lá uma doutora.
Eu nunca fui em médica mulher aqui na Holanda. Os médicos que me atenderam sempre foram homens.
Tem gente que tem cisma, né... de ser atendido por médica mulher...enfim...
Primeiro que, ao entrar na sala, ela deu aquele aperto de mão bem curto e duro...de quase doer...e a sensação de que ela te puxa pra dentro da sala, um jeito meio grosso, ainda mais pra uma mulher... mas ok, é holandesa! hahaha
Remarquei outra hora para ela retirar as pintas.
Quando fiz isso, uma outra vez, o médico me anestesiou. Eu não achei muito legal, porque quando o liquido entra na pele, dá aquela queimação e eu me lembro de não ter gostado nem um pouco.
Aí, a médica - que estava atrasada - me deu a opção da anestesia ou não. Eu disse pra ela tentar sem anestesia. E lá foi ela... com a ferramenta dela, raspando pinta por pinta.
Doeu um pouco, mas nada assim de morrer. Deu pra aguentar bem. Foram 12 pintas! A maioria no abdomen.
Quando ela terminou de remover as pintas das costas, ela foi pegar mais algodão e disse para eu me deitar.
Eu estava sentada, em cima de uma maca, e arrumando o meu cabelo e a alça do sutiã. Eu não me deitei no mesmo segundo que ela falou e foi aí que ela gritou comigo, quando disse que eu tinha que me deitar, pela segunda vez.
Sim, ela gritou comigo! 
"_ VAMOS, DEITE_SE"
Foi aí que ela reparou que eu estava já me inclinando para deitar e soltou um "sorry" logo que terminou a frase.
Eu não sei se ela tem aqueles tiques nervosos! Aqui tem gente que berra quando fala, que pisca, que gagueja, que fica "dobrando o pescoço" pro lado... eu acho que isso até tem um nome próprio.
Ou é aquela história: vê que você é estrangeiro e já supõe que você não entende nada mesmo!
Eu não levei nada pelo lado pessoal, porque depois disso usei do meu melhor holandês quando ela viu a minha cicratiz no joelho, pois eu tenho uma outra pinta na perna que precisa ser removida e analisada, mas esta terá que ser cortada mesmo e vai precisar dar pontos e lá terei que voltar num outro dia. E terá que ser com ela.
Como eu estava sonada, porque eu fui a segunda paciente e ela apressada porque estava atrasada, vou relevar. 
Mas numa próxima consulta, só com meu médico mesmo!

3 comentários:

Milena F. disse...

Agora você me fez lembrar que preciso ver as minhas pintas.
Não tenho cisma com médicas (mulheres), mas nunca consultei nenhuma aqui na França (apenas uma vez uma estudante, bem jovem), mas lembro uma vez, quando morava no Brasil, tinha uma ginecologista que atendia no posto de saude perto da min ha casa que a mulherada odiava, ela mandava as pacientes voltarem em casa para se lavarem e terem o minimo de higiene na vida, ao menos antes de ir ao médico. Claro que era bem bruto, mas por um lado, nesse caso acho que ela tinha razão! :)

Ma disse...

12 pintas sem anestesia? Não rolou nem uma pomadinha local??? Você é muito corajosa. Eu tirei um sinal do rosto na Escócia e estou esperando o resultado até hoje... mas se não me comunicaram não deve ter dado nada hohoho Tem que ter casca grossa pra sobreviver aos médicos europeus! Bjs

Ma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.