A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Koningsdag 2015


O Dia do Rei, que foi na segunda feira dia 27 abril,  teve um formato diferente este ano. Eu segui tudo pela televisão.
A cidade escolhida foi Dordrecht, mais ao sul da Holanda, na região de Rotterdam.
A "velha guarda"da Família Real foi dispensada do compromisso. Também o povo já é idoso, e eu acho que é bem cansativo. Apenas o irmão do rei e os primos, com suas respectivas esposas, é que marcaram presença. Ahhh as filhas do Rei, Willem-Alexander, também participaram, mas por um momento ela tiveram um descanso. A mais velha, Amalia, até que curtiu, mas as outras duas, Alexia e Ariane, estavam lá com aquela carinha de interrogação.
Todo mundo reclamou do frio. Apesar do dia ensolarado, aberto e muito bonito, estava bem frio...aquele ventinho infame gelado, soprava sem dar trégua. Dava pra ver muita gente encapotada.
A primeira atração foi um teatro aquático. Todos se sentaram numa bancada para ver um deslife de barcos. Olha, eu achei bem chata esta parte. Durou quase uma hora. Teve até a Arca de Noé.
Depois a família seguiu com um barco pelo rio que entra na cidade.
Andaram bem menos do que costumavam andar. Um ônibus elétrico desfilou com eles pelas ruas do centro.
O prefeito é a pessoa que faz as honras da casa. É o homem com a "corrente no pescoço", símbolo oficial para ser usado pelo prefeito ou por quem o estiver representando em eventos oficiais.
Também não teve mais aquelas gincanas infames das quais eles tinham que participar, como lançar privadas à distância, andar em carrinho de mão...etc etc etc
Teve concerto na igreja matriz com orquestras apresentando arranjos de Bach, um dos músicos preferidos do Rei. Eu achei muito bacana e mais com cara de evento real.
Viram produtos da cidade e da região, na praça do mercado da cidade... tinha até um licor especial, criado para o dia.

Depois eles seguiram para a inauguração de um museu e assinaram os documentos. Esta parte também achei super interessante pois foi numa forma teatral e contaram uma parte da história da Holanda.
E para o encerramento e pronunciamento do Rei, um pódium com apresentações de música e grupos de dansa.
Aqui fica um vídeo para quem quiser dar uma espiadinha, é curtinho.
Só achei pena que não tem o pronunciamento do Rei, quando ele pede para os presentes terminarem uma frase: 
"Hoe dichter bij Dordt, hoe mooier het wordt." - Quanto mais perto de Dordt, mais bonito fica.



Aqui na cidade teve o tradicional mercadão de quinquilharias. 
Bom, nós já fomos para o centro no meio da tarde, muitas lojas estavam abertas, mas fecharam logo e nestas, o povo vai embora e tudo começou a ficar sem graça. Não teve nenhum atrativo extra. Não que eu tenha visto.
Acho que o vento frio, espantou mesmo as pessoas.

Um comentário:

Sandra disse...

Eu acho essas menininhas umas fofas! Ano passado elas estavam de vestidinhos amarelos, tão fofas, pareciam umas garrafinhas de fanta :-), rs.. Bjs