A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O calor


Devo dizer que não fizemos grandes e inusitados eventos nas nossas férias porque simplesmente o calor "brochou" muito dos nossos planos! hahaha
Mas você sai da Holanda, do frio, vai para o Brasil e diz que o calor atrapalhou planos?!?!
Eu podia inventar, né... mas não é o caso. Talvez eu fale mais do mesmo. Afinal, muita gente foi para o Brasil e, digo uma coisa, no Nordeste estava muuuuuito mais fresco do que no Sudeste.
O calor estava fritando os nossos miolos, arrasando com os nossos corpos. 
Era sair e voltar com a roupa molhada, grudada no corpo. E para dormir, então? Noites em claro, que eu levantava e pensava em colocar o colchão na calçada! E, olha, nem de noite tinha trégua.
As primeiras três semanas de janeiro, tivemos temperaturas em torno dos 35, 36, 37, 38, 39 graus todos os dias, sem trégua, sem chuva e sem vento.
Quando dava uma escurecida e começava um ventinho, a gente ficava feliz, mas chuva que era bom, NADA.
A coisa deu uma melhoradinha lá pro final do mês e tivemos temperaturas abaixo dos 30 graus. Ohhh e foi um alívio.
Aí começou a corrida contra o tempo para sair e fazer o que a gente não teve disposição naqueles dias escaldantes.
A gente ficou na minha cidade, que é apenas a 60km de São Paulo. Nunca fez calor como o deste ano. Todo mundo na rua, reclamando. Se via o povo arrasado pelas ruas. Todo mundo dando um jeitinho de se aliviar, garrafinhas de água, muuuuuito sorvete, se abanando, com guarda chuva, chapéus, bonés rs
Ir para o litoral em plena alta temporada, com tudo lotado, caro e ainda o problema da falta de água - porque se falta água com tudo normal - imagina com o problema aí nas torneiras do povo em dias atuais. Nem pensar em arriscar!
Estado de emergência já foi decretado na cidade. Baldes pra recolher água da chuva, da água que sai da máquina de lavar roupas. Água da pia usada pra lavar copos, frutas e alimentos. Tudo sendo recolhido e armazenado.
Mas, enfim, sobrevivemos... ver o Rei do Gado e Cobras & Lagartos, ajudou a passar o tempo, enquanto a gente esperava o sol baixar hahaha
Minha preocupação mesmo é com os meus pais. Não é nada bom para eles. Ainda mais que a casa para onde eles se mudaram não é muito confortável. Eu briguei, esbravejei e vamos ver se eles procuram algo melhor.
Sabe aquelas casas antigas? Portas e janelas que dão na calçada. E pequena. Pra eles dois só, até que está bom mesmo. A localização é ótima, bem no centro da cidade, porém o movimento é intenso durante o dia...meio estressante. Eu não me acostumaria mais.
Teve um dia que foi tanta gente lá em casa, que tivemos que sair pra calçada.hahaha
Foi logo que chegamos. Apareceu meu irmão, cunhada e crianças. Uma amiga com os pais dela. Depois a amiga, vizinha, a tia e o tio, o primo, a mulher e as tias deles. Até o cachorro que passava na calçada entrou.
E quando todo mundo resolveu que era hora de ir embora, pois já anoitecia e o meu irmão foi o último a sair, do outro lado da rua estacionou um outro primo meu. Tudo num dia só.
Aí que eu tomei a grande decisão da minha vida: comprar um ventilador, um aclimatizador, o que fosse.
E quem disse que as lojas tinham algum aparato pra vender?
Avistamos o último ventilador da cidade que refrescava a cara do vendedor na última loja que entramos, na esperança de encontrar algo. Até achei que ele pudesse a se recusar a vender. E, ainda pra ajudar, apareceu uma senhora que também estava interessada mas que desistiu por causa do preço. Eu já imaginava uma queda de braço, perguntas e respostas, um leilão pra quem levaria o último ventilador do deserto. rs

E voltar pra Holanda, sentir o vento frio no rosto, o corpo mais disposto... ohhh foi um alívio! 
Acreditem se quiserem! hahaha

5 comentários:

Sandra disse...

Enquanto continuarem a desmatar as florestas sem parar, a tendência é que com o passar dos anos esquente cada vez mais. Aff, que sofrimento!

rose disse...

Eliana, eu acredito.

Moro no Rio na quadra da praia e mesmo assim não tenho coragem de sair pra tentar tomar uma brisa do mar. O calor carioca está sendo o maior do Brasil, dito pelos entendidos de temperatura, incrível. Mil vezes o frio europeu.

Em relação as visitas quando minha filha e netas estão aqui tenho que dar uma controlada. Eu sou cara de pau e corto os excessos na boa. Tá doido, do jeito que vc contou eu teria pirado.
Beijão

Obs: complicado esse negócio do robô. Não entendo o que aparece escrito as vezes.

Carol Alencar disse...

Hahaha super t entendo!
Fui ao Brasil ha 3 anos atras e no Rio peguei 48 graus!!! Ou seja, 10 graus a mais do que vc pegou!!!
Eu quase desmaiei dentro do onibus, nossa foram dias horriveis ( pelo calor claro).
Ja disse pra minha mae que so volto la qdo tiver frio, se é que pode ter frio no Rio! :(

Eliana disse...

Nooossa, eu nem sabia deste negócio de robô...vou ver um jeito de tirar isso já, que coisa mais chata!

Eliana disse...

Pois é, o Brasil que sempre se gabou por ser rico naturalmente, fonte de recursos inesgotáveis...ohhh aí o que tá acontecendo... tá perdendo um recurso vital do qual todo o resto depende: a água!

Dona Rose e Carol, eu tenho um irmão morando no Rio e realmente, a coisa foi feia, muito pior que do que em SP. Sei bem este seu desânimo Dona Rose em não ía nem na esquina hahaha não é mole.