A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sábado, 13 de dezembro de 2014

Em busca de um rebanho

Deixa eu contar pra vocês o que "anda pegando".

Depois que a minha tia faleceu, em julho deste ano, eu acho que minha mãe meio que se aborreceu. Afinal, minha tia e ela íam para tudo quanto era evento, passeios e sempre estavam juntas, almoçando, tomando um café e se falando dia a dia. Para a minha mãe foi uma perda muito dolorosa.
Aí, pra dar uma renovada nos ânimos, meus pais decidiram voltar para a cidade de nossa família, no interior. Eles já vinham pensando nisso há algum tempo, porém, de fato, nunca tinham mesmo decidido voltar.
Eu não gostei muito da ideia, não! Falei para que eles pensassem bem e escutei algumas considerações: de que a casa estava grande, precisando de reformas, que nem ninguém aparecia mesmo e que era mais acertado voltar para a nossa cidade, para um casa menorzinha e mais ajeitada pra eles dois.
Voltaram. E isso completou 3 meses.
Parece que meu irmão apareceu para ajudar. Visitar mesmo meus pais, fois apenas duas vezes nestes três meses, o que eu acho uma tremenda falta de consideração.
Dois primos ajudaram depois que a mudança chegou.
Minha outra tia, a irmã mais velha de minha mãe, que já fez 82 anos, ficou feliz da vida.
E vou dizer para vocês o seguinte: acabou o sossego dos meus pais! FINITO! A casa deles está um entra e sai de gente. 
Já começa pelo meu pai, que acha que os velhos conhecidos ainda são amigos e chama todo mundo que encontra na rua pra ir tomar café lá em casa. Nem preciso dizer que minha mãe não está muito contente com isso.
Já viu, o povo de interior como é. Chega sem avisar, não vê se é hora de almoço, de descanso, de janta. Não pergunta nem se é conveniente a hora. Entra, senta e se instala.
Eu tenho algumas roupas minhas lá, de verão. Outro dia, no meio de um temporal, baixaram lá em casa uma prima e a filha dela. Ensopadas. Nem preciso dizer que duas blusas minhas se foram. Minha prima, que está quadrada de gorda, ainda viu um vestido meu e pediu para ela. Olha a audácia! Claro, minha mãe não deu e disse a ela que o vestido não serviria nela. Ela ainda olhou desconfiada.
Até aí... vai se levando...
Agora a bomba mesmo foi uma prima que há anos nunca mais apareceu, nunca ligou, nunca visitou.
Uns fins de semana passados, surge a prima, marido e um casal desconhecido. Anunciaram a novidade: começar uma igreja!!!!
Minha mãe foi na primeira reunião. Não teve escapatória. Bom, não teve porque não quis falar nada. Sabe aquela coisa do achar chato...vamos lá, o que custa?
Começaram lá as orações com meia dúzia de gatos pingados. O meu primo cedeu a sala da casa onde ele tem a empresa dele.
O tal casal desconhecido era os pastores, líderes, representantes da igreja ou sei lá como denominar.
Oraram, pularam, dançaram, gritaram!
Depois teve lanchinho. Minha prima sugeriu ao grupo que todo mundo levasse algo para o próximo encontro.
Quando minha mãe me contou, eu, primeiro, ri. Porém depois, fiquei preocupada. 
Talvez meus pais estivessem correndo sérios riscos de sofrer golpes. Eles não são idiotas, mas estão numa idade em que parece que se tornaram ingênuos... Ahhh mas a L, sua prima, é tão bozinha. Boazinha? Quantos anos sem ver, sem saber da vida dela? A gente não conhece ninguém mais nessa vida, não. Quem dirá depois de anos sem notícias e convivência.
Minha mãe me assegurou de que iria falar que não iria fazer parte do grupo.
E o que aconteceu?
A prima apareceu lá em casa e arrastou minha mãe, de novo, pra tal reunião. E depois o lanche foi lá em casa! Abuso total!
Detalhe: o primo, que cedeu a sala, já tirou o corpo fora com a esposa dele. Disseram que tinham compromisso. Não sei até quando eles darão desculpas ao invés de chegar e deixar claro de que não querem participar.
Minha mãe disse que falou sério com a minha prima de que não interessa participar desta igreja deles. Como eu a instruí. Porque lá veio ela dizer que daria desculpinhas. Eu fui contra e a instruí de outro modo. Simples: que fosse direta, que desejava boa sorte mas que ela não vai participar e ponto final!
Se a minha prima aparecer lá de novo com conversinha mole, tô vendo que serei obrigada a encorporar a holandesa que existe dentro de mim!
Depois de anos nestas terras gélidas e vendo como holandês faz, eu tenho que ter aprendido algo, né não?
Aleluia!

6 comentários:

Anônimo disse...

Vc fez muito bem!
Se sua mãe estivesse interessada seria outra história, mas como parece não ser o caso...fez bem. Proteja seus velhos.
Super beijo

Ps: eu recebi seu carinhoso comentário e sei q responder mentalmente nem sempre dá certo, mesmo q na hora do aperto eu siga tentando. Façamos o seguinte, guarde meu email e assim fica mais fácil, recadopararosa@yahoo.com.br
bj

Ana Célia disse...

Que abuso! Seus pais ja idosos e vem gente em casa sem avisar?
Ainda bem que vc conversou serio com sua mae sobre esse lance da igreja. É cada uma viu....

Paula disse...

Pense pelo lado positivo. Talvez seja melhor eles no interior com essa bagunça de entra e sai, do que "sozinhos" na cidade grande... Isso aborrece sua mãe, mas também distrai, e, no final, eles têm o que contar. Isso é vida. Nada pior que solidão. Ruim para a cabeça... afeta a saúde. Só não podem ser explorados, ah isso não!!

Ingrid Gomes disse...

Nossa, que abuso mesmo, fico passada com essas coisas!
Minha mae ta com esse papo de que vai mudar pro interior, era pra mudar em 2015, agora ta dizendo que vai ser em 2016 hahahhaha

Confesso que nao a imagino morando fora de SP, mas entendo o seu ponto de vista e nem falei mais nada, ela sabe oque é melhor pra ela.

Se a prima aparecer novamente, ENTRE SIIIIMMMM na conversa, isso nao esta certo.

Beijocas

Beth Blue disse...

Aleluia mesmo...eu moro há muito maistempo do que você aqui na Holanda e ainda nao aprendi a ser direta! Me meto em situacoes horríveis por causa disso. Em suma, precisando urgentemente de um curso de assertiviteit training!

Eliana disse...

Paula... sim, a vida deles ficou cheia de histórias pra contar! hahaha Eu ligo e tem cada "novidade". Você tem razão, por este lado emocional, ocupá-se o dia a dia deles...a convivência mais próxima com o povo.
Meus pais são pessoas ativas, antenadas. Estão envelhecendo bem, com uma qualidade de vida consideravelmente boa. Não tem luxo, mas tem o que é necessário.
Só me preocupa quando as pessoas querem aproximação achando que eles estão "abandonados"pelos filhos, sozinhos. Porque sim, tem gente que vem com conversinha mole, sabe?
Minha mãe é daquelas que não quer compromisso com nada, faz o que dá vontade e quer ter o espaço dela respeitado.
Inclusive, já tem até táticas quando ela quer ficar em casa, sossegadinha, só vendo as novelas dela! rs
Vivem indo e vindo porque todos os médicos deles estão na cidade grande assim como alguns compromissos de diversão. Pra eles não tem distância e nem tempo ruim. São independentes e não gostam de ninguém no pé deles! hahaha

Oi Ingrid...bom, várias vezes já li no seu blog vc contando da sua família. Acho que seria legal pra sua mãe, né? É perfeitamente compreensível depois da perda do seu pai. E, sim, minha mãe tem horas que fico meio horrorizada com o jeito do povo do interior, ainda mais depois de morar tantos anos em cidade grande...acho que isso também vai se passar, com certeza, com a sua mãe hahahah

Oiii Beth, que bom te ver por aqui! Ahhh Beth...vc então precisa exercitar mais seu lado holandês hahahah