A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Parece que a gente só dá voltas

Acho que estou estressada!
Eu li que tenho que contar os fios de cabelo que caem. Se cair até 100 fios por dia, parece ser normal... mas caramba...100 fios por dia - tudo bem que não é tudo isso - caindo todos os dias, se não parar eu vou ficar careca, né não? rs
Dizem que a gente é parecido com uma árvore. No outono a gente também "desfolha". Notei mesmo que a queda de cabelo aumentou, coincidentemente, agora no final do verão.

Sabe, eu tô aqui às voltas, tentando encontrar um caminho.
Aí eu me lembro de tudo quanto é coisa de que já participei. De tudo quanto foi projeto que enfiavam a gente com promessas de "evolução". 
Aquele encontro de mulheres que eu fui, ano passado, ainda continua acontecendo aqui na cidade. Vira e mexe eu recebo convite. Aliás, para outros eventos também. Só que gente, você vai lá e é tudo o maior "embromation". Isso quando não tem custos de locomoção, e, vamos combinar, só ficar investindo, investindo e não tendo nada de retorno, não dá, né?
Aqueles cursos de holandês nos quais a gente não evolui nunca!
Tudo dá voltas e voltas, como um círculo.
E quando tem uma vaga de emprego e não dá nem tempo de se candidatar???? Sério! Aparece aquela mensagem de que a vaga não está mais disponível ou de que eles receberam tantos cv's que nem estão aceitando mais e que a vaga foi fechada.
Já me disseram que tenho que mudar e buscar por outra coisa. 
De fato, pode até ser assim, mas eu preciso descobrir, por mim mesma, e é isto que está queimando meus neurônios.
O nosso amigo holandês apareceu por aqui. Está sem trabalho desde dezembro do ano passado. Está indo em treinamentos infinitos, participando de n dinâmicas de grupos, sendo orientado por coach's disso e daquilo, encontros entre empregadores e candidatos. E nada até agora! E ele é holandês, com um certo nível de conhecimento desejado e tá aí, na rua da amargura!
Pô, tem hora de desanima, viu!

Atualizando: Entre ontem e hoje foram anunciadas as falências de uma rede de lojas bem grande aqui (bicicletas, peças, acessórios automotivos) e de uma construtora bem antiga no mercado. E depois ainda dizem que as coisas estão melhorando. Onde?

5 comentários:

Anônimo disse...

Montar um negócio próprio!
Não é simples nem fácil, mas parece ser o mar q esse rio procura.
bj

lili disse...

Vi,num desses programas femininos,que o cabelo cai mais no outono,porque com a queda da temperatura, tomamos banhos cada vez mais quentes e isso "torra" o couro cabeludo_ daí a queda de cabelo.Achei que faz sentido.

Carol Alencar disse...

Super te entendo Eli!
Por aqui as coisas estao piores ainda!!! Ano passado foi um tal de gente se suicidando por aqui... Loucura loucura!
Eu resolvi colher a ocasiao de nao achar emprego pra desenvolver aquilo que eu mais gosto de fazer: cozinhar!
Com ou sem crise, as pessoas INCRIVELMENTE sempre saem pra jantar fora!
De repente vc está precisando disso tb: visualizar alguma paixao esquecida e fazer dela uma oportunidade!
Desejo de coraçao que v encontre algo em breve!
Bjsss

Paula disse...

Oi Eliana! Não escrevo aqui no seu blog há tempos...

Então, sei bem como é isso que vc relatou e o que observei na Holanda com as brasileirAs que têm emprego foi o seguinte:

- Já vieram do Brasil empregadas (raríssimo)
- Possuem Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado em áreas técnicas, com experência de trabalho na área.
- São mais novas (máx 30 anos), pegaram o holandês rápido e fazem trabalhos mais simples (a maioria não tem formação nenhuma)

Entretanto existe uma outra categoria e é por isso que aqui escrevo, que são aquelas que estudaram na Holanda, ou graduação ou mestrado. Acho que isso abre uma excelente porta no mercado de trabalho. Como mestrado é só 1 ano, acho que vale mto à pena o investimento em tempo, dedicação e $. Fica aqui a minha sugestão e meus votos de sucesso!
beijos,
Paula
PS- às vezes é preciso dar um passo para trás para dar dois para frente.

Eliana disse...

Oi Rosa, pois é, um negócio próprio, mas hoje em dia tudo parece ser arriscado e nada durável. Vejo o comércio no centro da cidade. Muitos lugares vazios onde eram lojas, café, ou o que seja. Claro que eu podia pensar em algo pra fazer em casa...na verdade isso seria o ideal, com menos riscos. Agora o duro é ter a idéia.

Realmente, Lili. Água muito quente não é nada bom. Eu acho que diminuiu a queda. Vai ver foi uma fase mesmo, já que é mudança de estação.

Carol, obrigada.

Paula, uns anos atrás, eu já fiz esta mesma análise que você colocou aqui agora. Nunca me passou pela cabeça que seria tão complicado e que uma crise aparecia pra piorar tudo. Eu não acredito que um diploma holandês seja um diferencial aqui porque já vi alguns exemplos. Claro, que se você tem o objetivo de conseguir um título a mais, acho que tem que ir em frente, mas não contando que isso vai realmente te garantir algo.
Infelizmente, eu não tenho nenhum grande conhecimento técnico, não sou da área de tecnologia onde há grandes oportunidades.
Mas sei lá, o jeito e seguir em frente, afinal eu já trabalhei aqui uns anos atrás fazendo o que sei e foi ótimo. A esperança é a última que morre, né? rs

Obrigada, pessoal!