A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sexta-feira, 11 de julho de 2014

E assim, me lembro das aulas de ciências



“Os seres vivos não dependem apenas de si mesmos para garantir sua sobrevivência. Dependem de fatores do ambiente com os quais se relacionam. Dessa relação entre seres vivos e ambiente surgiu a Ecologia.” e os estrangeiros! hahaha

 
Então, já há alguns anos por aqui e presenciando algumas situações, eis que me vejo com este pensamento:

Holandeses => Estrangeiros

Para os holandeses, estrangeiro é estrangeiro e não importa muito de onde ele seja. Não fala bem o idioma, não conhece a cultura e tem que fazer o "inburgeringscursus" - curso de integração. rs

Estrangeiros europeus => Estrangeiros de outros países

Não quero aqui generalizar, mas se você já topou com um estrangeiro europeu na Holanda, o que você sentiu? Ele se solidariza a você? Ele se vê no mesmo barco que você ou você tem a impressão que ele quer te colonizar? rs

Os estrangeiros europeus - tá, tem aí uns estrangeiros diversos também - só faltam estender um tapete vermelho para um holandês e para um estrangeiro qualquer ele não está nem aí.
Eles quase acreditam que estão/são como os holandeses na Holanda. Ou seja, não se vêem como estrangeiros! rs

Eu poderia aqui exemplificar com umas situações pessoais, mas vou deixar assim, na generalização mesmo.
Parece até uma cadeia alimentar: holandeses => estrangeiros europeus => estrangeiros diversos - grupo onde me encontro rs

É um salve-se quem puder!

3 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha
Depois do 7x1 é rir prá não chorar!

Carol Alencar disse...

Legal ler essa tua percepçao, ja que vc està inserida nesse ambiente ha tantos anos!
Eu como "estrangeira diversa e europeia" (hahaha) nao senti essa diferença, pelo contrario... Tenho me sentido parte da multidao!
Ok que existe diferença entre ser turista e morar... Diferença cavalar diga-se de passagem!

Na Italia por exemplo, estrangeiro é tudo merda! Dependendo da origem europeia tem alguma diferneça... Mas se estamos falando do Leste Europeu sai até briga... Italianos sao estranhos...

Moëma disse...

Oi! Passando por aqui para te deixar um "oi". Sumi da blogsfera, andei meio que "desacorçoada", mas agora , quem sabe, arrumo mais tempo para dar uma olhada no que anda acontecendo de novo (ou velho mesmo!)por aí.
Um abração!
Moema