Então, eu disse que nós íamos ter mais eventos familiares e tivemos.
Um foi a formatura, se assim posso dizer, do primo que recebeu o título de doutor.
Ele já havia nos convidado antes, na época do bacharelado. E, aos 30 aninhos, concluiu seu doutorado.
No Brasil, eu não tenho idéia de como é que a pessoa "vira doutor". Meu irmão recebeu o título dele e nós mal ficamos sabemos das coisas, na época.
Aqui gente, parece até um casamento, uma audiência num fórum. É muita formalidade!
Estivemos na Universidade de Twente, em Enschede.
Aliás, fazia tempo que eu não punha os pés num campus. Ahhhh que delícia andar por entre os prédios e sentir a atmosfera, ver os estudantes. Eu acho que todo mundo tinha que ter a oportunidade de vivenciar uma vida acadêmica, não por um título, mas por tudo que se vivencia neste meio.
Chegamos em cima da hora, para variar, e tinha lugares reservados para os familiares na primeira fila do auditório.
Ele usava um fraque! Fiquei de queixo caído! rs Seus dois paraninfos foram o futuro sogro e o seu melhor amigo da época de faculdade, cada um no seu fraque engomado.
Ele fez uma pequena introdução sobre o seu trabalho, explicando e exemplificando para os leigos do que se tratava a sua tese.
Depois disso, entrou a comissão de doutores, precedida de uma senhora que trazia um bastão todo caracterizado, maior que ela. Depois que todos tomaram seus lugares na bancada, ela bateu o bastão no chão, marcando o início da "defesa". E, nós também tivemos que ficar de pé. Os doutores usavam uma beca super chique com babados e um tipo de boina que era usada na hora que cada um tinha a palavra.
Primo dominou tudo direitinho e quando ele ainda discursava sobre uma questão, o tempo já havia se esgostado e a senhora, novamente, entrou no recinto, bateu com o bastão no chão e disse que o tempo havia terminado. Era a hora da decisão.
Todo mundo ficou em pé de novo. Os doutores da bancada se retiraram e regressaram uns 15 minutos depois para nomeá-lo doutor e cumprimentá-lo.
De lá, seguimos para uma pequena recepção. Cumprimentos, entrega de presentes, galera se beijando e se abraçando. Conhecemos a noiva dele. E como ela estava ao lado dele o tempo todo, parecia que era um casamento. rs
Depois da recepção, seguimos todos para um restaurante vegetariano, rs, maravilhoso e lá os pais e os colegas discursaram, fizeram apresentação de fotos... foi super divertido porque demos muita risada.
Sem contar que a prima se sentou conosco e conversamos muito com ela também... foi bem agradável.
E marido ainda estava com uma certa preguiça de ir... imagina perder um acontecimento assim... não é todo dia que alguém vira doutor assim na família, não! E valeu a pena, mesmo porque o primo é da mesma área profissional que marido...ou seja, marido acabou curtindo muito na hora da parte técnica da defesa da tese!
Agora, vamos falar das calças coloridas, que só as mulheres holandesas sabem usar e fazer combinações "maravilhosas" como ninguém! rs
Foi aniversário de cunhado. Festa surpresa... bar reservado, festa fechada e sem comida pra variar! Depois das oito da noite, people, é só chips e minduins! rs Ahhh tá, tinha até uns nuggets lá, uns bolinhos de carne, mas foi só uma bandeja!
Foi engraçado porque o cunhado ficou meio paralisado. Os sobrinhos também foram e eles ficaram mais surpresos do que o pai. Eu achei o máximo o entusiasmo deles.
Aí aquele povo todo - se conhecem desde o berçário - que eu não sei o nome de ninguém e as "amigas". Uma até me cumprimentou desta vez com beijinhos! Oh o progresso.
Ficamos com os sogros. Marido só cumprimentou "os amigos" e nem dava para conversar direito porque a música estava muito alta. Ele desistiu.
Aí, né, eu começo a olhar em volta e percebo que todas elas usam calças coloridas: verde, rosa, dourada, amarela..., blazers e botinhas! rs Sabe comissão de frente de escola de samba?!?!?
Tinha uma com esta marrom (dourada?) metalizada aqui
Eu comecei a rir sozinha quando fiz esta associação. Sem contar que fica meio "cocota". Eu vejo muita mocinha, linda, loira e de corpão de modelo andando por aqui deste jeito.
Agora, pra tias que já tão dobrando os 40 anos - olha só quem está falando - de cara lavada ainda por cima, sem um batonzinho...sei lá...e todas elas vestidas iguais no mesmo lugar! hahaha E as botinhas até a canela, também coloridas.
Aí, resolvi ir até o bar pegar bebida pros sogros, marido e, quando me dou conta vejo três delas me olhando! Olhando mesmo, me medindo dos pés à cabeça.
Eu usava um jeans escuro, um sapatinho preto de salto e uma blusinha (tipo camiseta) verde escuro. Tinha feito escova, uma maquiagenzinha leve... afinal né...uma baladinha, numa sexta à noite...até que estava ajeitadinha, vai! rs
Esperei a moça do bar voltar, pedi as minhas bebidas, olhei pra elas e as cumprimentei com um leve sorriso. Voltei pra mesa e contei ao marido. Ele riu.
Fiquei me perguntando, o que será que se passava na cabeça delas?
Será que é algo do tipo: o que será que esta brasileira tem que nós não temos?!?!
Eu acho engraçado... porque chegar e tentar conversar ninguém tenta. Mal te cumprimentam, mas estão ali, de butuca, te olhando! Isso falando das holandesas...porque os rapazes, quase todos eles me chamam pelo nome e eu nunca guardo os nomes deles e me cumprimentam, amigavelmente, numa boa! rs
E, assim, por hora, se encerram as festividades!
5 comentários:
Nossa, quanta pompa pra receber o titulo de doutor! Também pudera...estudar 4 anos, dedicar-se 4 anos à uma pesquisa, escrever, ler, ler escrever...aqui no Brasil não tem essa festa toda não. Não que eu saiba.
As defesas de mestrado que assisti são bem simplesinhas, dentro de uma sala de aula, com a familia, amigos e a banca. Levam alguns salgadinhos, bebidas pra depois da defesa e depois tchau!
Já as caças coloridas, é moda por aqui tbm. Eu até acho bonito, mas por aqui o pessoal até que tá sabendo combinar, hehe. Infelizmente eu não me dou bem com essas calças candy color. Sempre que provo uma parece que meu bumbum dobra de tamanho! hehehe
Beijo!
Eu não dou ponto a essa explosão de cores, me parece bem globalizada por aqui achar uma roupa que não seja verde-limão, ou rosa choque tá complicado, ah e esses nomes estão completamente ultrapassados, viu?
Os nomes das cores, das mesmas cores, mudam agora como nome de esmalte.
Bem, não vai com meu estilo e nem estimulo as minhas meninas a usar, tipo ando de cair as pernas por uma roupa sem tanto apelo.
Mas a coisa das tias cocotas me colocou uma pulga na orelha, veja cortei o cabelo com franja e o cristalzinho no nariz está na lista, oi, tô cocotando?
É pq se eu já tivesse 60 era exótico até divertido, mas com 40...
Bj
Achei o máximo esse cerimonial para o doutorado!
Acho as holandesas lindas, mas sempre pergunto para meu namorado porque elas tem um péssimo gosto para se vestir, e ele diz que também não entende.
Rosa, eu nem acho que franja seja coisa de cocota, depende do rosto. Se te fica bem, que mal tem?
O que sempre me assusta é ver uma "mocinha"de longe que quando a gente chega perto, dá de cara com uma velha! Isso choca.
Agora o cristalzinho no nariz, depende né...como eu disse, tudo depende do estilo da pessoa, da harmonia na aparência. Cocotar até pode, só não pode virar piriguete, tá bom?!?!? hahaha
As calças coloridas até que são legais, pra um visual diurno e primaveril. Não acho feio, não. Só penso que seja mais complicado fazer combinações legais. Eu só sei que passo esta moda. rs
Postar um comentário