Não sou contra alguém a tentar melhorar de vida, ir em busca de melhores condições, realizações e sucesso. Só penso que há caminhos e caminhos.
Acho que certas coisas podem até serem legais, a curto prazo, mas a longo prazo o que determinada situação te proporcionará?
Falo da ilegalidade. De tentar ficar num país, sem permissão legal, para tentar o sonho dourado de juntar muuuuita grana, enriquecer e depois voltar para o seu país - se voltar, porque muita gente não quer mais voltar, não!
Bom, este quadro já mudou e tem tempo e me admira muito que, hoje, com a rapidez com que as informações circulam, pessoas se iludam neste nível.
Claro que isso tem muito a ver com a realidade de vida que a pessoa tem em seu país de origem e com o "sucesso" que ela pode obter indo para um outro país.
Penso que com relação ao lado material, muita coisa pode vir fácil. Porém, o sucesso material é passageiro. Você pode até trabalhar no país escolhido, receber um bom dinheiro, comprar tudo o que quiser. Se vestir super bem. Viajar. Mas... você pensa no seu futuro? A aventura é legal na juventude, mas e na velhice? Quando você não for mais tão novo para poder estudar? O tempo passa para todos.
Muitos jovens que "se aventuraram"estão perdendo os seus melhores anos. Perdendo tempo, perdendo oportunidades.
Num país onde você está ilegal, você não existe. Não tem direito a nada. Depois dos anos dourados comendo do bom e do melhor, comprando as roupas da moda, viajando, curtindo a vida como se não houvesse amanhã, você vai fazer o que da vida?
Pois é, é assim que eu vejo e penso.
Nos meus anos dourados, enquanto amigas se aventuravam, eu já não achava graça nenhuma! Eu optei por menos aventura e mais direção...e olha que mesmo assim nada na vida é garantido. Você se programando, planejando surgem os percalços, imagina sem base em nada?
Porém o que eu quero mesmo é falar do que todo mundo só ouve e nunca vê.
Parece que agora a coisa realmente está funcionando e não tem mais "jeitinho", não!
Não adianta ficar pela Europa, entrar por um país, sair por outro e lá no Brasil fazer passaporte novo e voltar.
O fulano estava por aqui, já há anos, ilegal e resolveu ir visitar a família no Brasil. Já o tinha feito antes e dado tudo certo. Está na Holanda, saí pela Bélgica. Lá no Brasil faz novo passaporte e volta para a Europa via um terceiro destino.
Tudo certo e muito fácil.
Tentou fazer isso, voltando por Portugal. Passaporte cheirando a novo. Acessaram o sistema e, BINGO! O nome dele lá, proibido de entrar na União Européia por cinco anos. De lá de Portugual mesmo deram meia volta com ele e oh... tá lá no Brasil.
Mas com certeza vai ter muita gente achando que ainda vai dar para dar um "jeitinho".
Boa sorte!
7 comentários:
Fico preocupada com tanta gente mal informada e ingênua. recentemente descobriram uma rede de prostituição aqui na França organizada por uma brasileira e seu marido francês. eles iludiam jovens brasileiras com promessa de emprego e chegando aqui na Europa, era a prostituição e regime de semi-escravidão. Como é possível que ainda hj muita gente se iluda desse jeito acreditando em conto de fadas?
Viver no "estrangeiro" já não é fácil, de forma ilegal então... Em março recebi o ok do governo holandês para morar aí, e sei que mesmo de forma legal nem tudo serão flores, quem dirá na ilegalidade. Acho que essas pessoas não sabem que os sistemas se atualizam e uma hora a casa cai!
Eli, como eu concordo contigo.Também sou contra a ilegalidade.
Você não imagina a quantidade de e-mails que recebo de pessoas me perguntando qual é o "jeitinho" para entrar na Suécia. E pior, "o que é preciso fazer para se ter uma boa vida aqui?"
Eu simplesmente respondo. Quer vir? Venha legalmente! Não tem jeitinho e não tem vida boa.
A ilusão de que a Europa é um paraíso ainda continua verdadeira. O que me admira muito. Poxa, qualquer informação está na internet. Basta deixar a preguiça de lado e colocar os dedinhos para trabalhar e descobrir milhões de informações.
Eu não entendo qual é a graça de viver ilegal, morrendo de medo de ser pego. Como alguém ainda acredita nessa de "juntar dinheiro" fora do Brasil, só se for pra pagar a passagem de volta. Eu conheço uma brasileira que foi deportada da Escócia, foram até a casa dela, procurando pelo namorado que tb estava ilegal, e levaram ela no lugar dele, que não estava em casa, mas foi pego depois. Ela me contou que nunca passou tanto perrengue na vida. Está no Brasil. Outro aqui em Hamburg que estava sem a passagem do trem, ainda por cima além de estar ilegalmente no país ainda andava sem comprar passagem do transporte público. Foi deportado tb. Desonestidade não compensa mesmo, concordo com vc. Bjs
Olha, eu até acho legal essa coisa da pessoa querer passar um tempo viajando, de cada hora estar em um país, etc. Até eu tenho vontade de fazer isso. Mas ilegal? No way!
Como vc disse, uma hora surge uma emergencia, um problema de saúde, alguma coisa que precise de burocracia, e aí a pessoa tá lá ilegal, e não pode contar com ajuda do governo. Ou então acontece isso que vc falou: a pessoa é pega na imigração, pois se acha muito esperta de ficar pulando de galho em galho pro visto se estender.
Bem, cada um sabe da sua vida, ne?
Eli, eu acho que eu jamais conseguiria viver ilegalmente... viver naquele medo constante, naquela tensão de ser pega...nossa, deve ser angustiante.
Aqui tb tem muita gente que vive assim. Conheci um rapaz que casou (pagou o casamento) para conseguir papéis e aqui viver. Conseguiu comprar apto na cidade dele no Brasil, viajou bastante pelo que ele me contou. Ou seja, ele quase me disse que tá com a vida ganha, kkkkkkkkk Sorte dele, mas ó não é todo mundo que consegue esse jeitinho não. Soube de uma russa que comprou casamento, ai o suíço foi lá, quis se separar, para conseguir mais money. O preço que se paga pra viver na ilegalidade é muito alto! Bjs
Oh gente, vcs também sabem de uns babados! rs Já viajei uma vez pro Brasil com uma brasileira que foi sentada do meu lado. Estava sendo deportada. Fomos batendo papo...mas ela ía chegar no Brasil, fazer passaporte novo e dar meia volta de volta pra Zoropas. Talvez ela tenha conseguido porque isso já tem uns 6 anos e o tal sistema integrado, penso que ainda não existia.
Postar um comentário