A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Países Baixos, Nederland, The Netherlands

Pelo tempo que já passou, esta notícia já é velha! Ahhh mas vale comentar.
Aliás soube assistindo às notícias num canal brasileiro e fui atrás para saber o motivo.
Holanda, até antes de eu conhecer o meu marido, para mim não existia! Sério, gente, não sabia praticamente nada deste país. Moinho, tulipa, bicicleta... nem Holambra me dizia muito.
Fato que não é mais para chamar este país de Holanda. Eles não querem mais...os holandeses. Ops...então não pode ser holandeses...ihhh como é que fica? 
Me lembro de um livro sobre Holanda, traduzido para o português de Portugal, dado de presente aos meus pais. O livro já se referia a Países Baixos e ao povo como neerlandês.
Também me lembrei que quando enviava presentes para Holanda, no correios já havia o nome Países Baixos.
Sinceramente, eu nunca nem me atentei que o nome Países Baixos era porque o país tem suas terras abaixo do nível do mar. Informações estas que a gente vai adquirindo conforme aumenta o interesse no namorado! 
E agora, este ano que teremos o festival de música acontecendo nos Países Baixos...o nome Holland dará lugar a The Netherlands.
Já avisei aos meus pais...agora digam Países Baixos, os neerlandeses.
Sua filha mora na Holanda? Não...mora nos Países Baixos. Ela é casada com um holandês? Não, é casada com um neerlandês.
Países Baixos, The Netherlands, Nederland.
Será que "holandês"vai ter crise de identidade????
Neste artigo (link abaixo) relacionado com o festival de música, disseram que o nome "Holland" foi escolhido por ser mais fácil aos estrangeiros. Mas para quê facilitar se pode complicar?
Para começo de conversa, Holland delimita o país, pois é o nome de duas Províncias: Noord-Holland, onde se localiza Amsterdam e Zuid-Holland, onde estão os moinhos do Kinderkijk. E que a Holanda - ops- os Países Baixos são muito mais do que Amsterdam e Kinderdijk. A ideia é expandir os olhares para o país todo e promover de vez o nome oficial do país: Países Baixos, Nederland, The Netherlands, les Pays-Bas.

Na minha cabeça, nunca fiz esta relação... Holanda era o nome do país e pronto e acabou.
Resta saber se esta ideia de Países Baixos vai pegar.

Fonte: Vergeet Holland, in het buitenland is het voortaan The Netherlands
- Esqueça Holanda, de agora em diante é Países Baixos

2 comentários:

Paulistana na Califórnia disse...

Obrigada pelo post informativo! Sempre fiquei em dúvida em relação ao nome do país, agora posso falar com confiança sobre a Netherlands - que aliás, só conheço o caótico aeroporto de Amsterdãm mas tenho muita vontade de visitar!

Eliana disse...

Oi Paulistana, obrigada pela sua visita. Que bom que gostou do post.
Olha o aeroporto por aqui anda pregando peças hahaha não sei se soube mas tivemos alarme falso para sequestro de avião, de um vôo que ia para Madri. Havia um piloto em treinamento e o mais experiente queria mostrar como as coisas deveriam funcionar em determinados casos. Foi uma loucura. Pararam tudo!
Aqui evitamos férias escolares, de verão e feriados porque é sério...o aeroporto fica uma loucura.
Agora é certo de que vale uma visita para os Países Baixos! rs