A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sábado, 5 de maio de 2018

O que seria dos bonitos se todos fossem feios?

Eu vi, por acaso, o trecho de um programa de televisão onde o apresentador enaltecia os atributos de uma pessoa que se destacou como atriz. Parece que está fazendo sucesso e sendo ovacionada. Bonita, corpão, sensual. Já saiu em muitas revistas, já fez vários comerciais, musa de carnaval.
Aí ele mencionou o seguinte: que além de bonita e talentosa, ela é inteligente. Que o que muita gente não sabia, era que ela prestou vestibular para medicina na USP e passou! E que o seu destaque agora não era por acaso porque além de "gostosona"- ele não usou, própriamente, esta palavra - ela era também uma mulher inteligente, competente e que "sofreu" muito para mostrar tudo isso. Anos de dedicação que estão sendo reconhecidos agora e todo um blablabla...porque há muito preconceito com mulheres bonitas.
Aí o meu pensamento, num primeiro momento: quer dizer que mulher inteligente então é mulher feia?
Preconceito com mulheres bonitas e lindas e maravilhosas e deslumbrantes?
Olha, nada contra as mulheres lindas. 
Eu tive algumas colegas de trabalho que eram de parar o trânsito. 
Uma em especial, chegava a ser irritante, mas era divertido. Onde a gente ia, era sempre um chegando junto. E eram rapazes tão bonitos quanto ela. No trabalho então...os colegas homens a bajulavam. Chefes eram todos amáveis.
Ela trabalhava como nós, as pobres mortais normais feias. Trabalhava bem, era competente, responsável, pontual. Era meio devagar, fazia o jeito desentendida e inocente. E todo mundo gostava dela. E ela era boa gente. Ela era linda mas era minha amiga! rs
Também lembro de uma advogada que chegou para trabalhar no escritório onde eu estagiava. 
A mulher era linda, gente! Linda de beleza natural! Nada destas mulheres que parecem caricaturas com sobrancelhas pintadas, cílios postiços e bocas desenhadas. Pense numa mulher linda...era a tal advogada. E era super fera pois tratava de casos complicados internacionais. E todo mundo era só sorrisos para ela. Ela nem precisava pedir, bastava ela olhar hahaha A beleza tem poder!
E aí eu escuto esta ladainha de que mulher bonita sofre porque tem que provar que não é só mais um rostinho ou corpinho bonito na multidão. Que é tão competente quanto uma feia - porque é isso que eu entendo quando escuto estes discursos. hahaha
E isso me faz lembrar também de uma colega feia e de outra que era muito obesa. 
Sim, gente! Ela era feia e a realidade dela era dura. 
Ela tinha sim que provar que podia ir numa reunião, coordenar um projeto. Os colegas diretos eram distantes. Ela sempre estava solitária. E quando a gente saía para almoçar a gente notava os olhares das pessoas sobre ela. E ela era tão gente boa quanto a minha outra colega linda. E, provavelmente, ela foi limitada em suas funções por causa da sua aparência. Enquanto muitos passavam a ir para reuniões em clientes, ela ficava interna e resolvendo todos os problemas monstros que apareciam pelo telefone. 
Com a obesa, não era muito diferente. Sabe o que falavam na cara dela? De que ela tinha um rosto lindo! E paravam a frase...mas como ela mesmo sempre me dizia, ela imaginava o resto: pena que é gorda.
Ahhhh, por favor, não sejamos hipócritas. Todo mundo sabe que beleza ajuda e muito. Pode não por mesa, mas que abre as portas, abre sim!
Diga aí o mundo de modelos e manequins. Atrizes e atores. Gente de nariz torto, vesgo, descabelado, dentuço, cabeçudo não estampa capa de revista.
Até repórteres de um certo canal de TV no Brasil...uma gente bonita! Tanto mulheres como rapazes. Lindos, impecáveis! Um ou outro que é assim mais ou menos, sabe?
Se não fosse bonita, em primeiro lugar, não estaria em novelas, nas revistas e fazendo propagandas...sorte se tiver competência para se manter onde chegou. Afinal o tempo passa.
Tem gente que passou na fila da beleza e recebeu a perfeição total.
Ahhh e tem também a máxima do "não existe mulher feia, existe mulher pobre"...
Deixa eu parar por aqui...hahaha
"Espelho, espelho meu...existe alguém mais bonita do que eu?"
Não precisa responder!
Fui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei seu texto.
É exatamente isso que você disse.
Jana.

Gisley Scott disse...

Eu já ouvi de homem que se a mulher foi linda dá para aguentar muita coisa. O que eu já vi de homem aturando coisa de mulher só por causa do físico não tá no gibi. Triste, mas verdadeiro.

Beijos!

www.vivendolaforanoseua.blogspot.com