A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Sinterklaas


Deixa eu contar como foi a nossa comemoração do Sinterklaas.
O esquema é mais ou menos assim...
As crianças fazem desenhos e decoram a casa para dar boas vindas ao Sint.
É providenciado um saco de estopa com a estampa do Sint ou mais deles, onde ficam os presentes.


Afinal, cada detalhe é importante. Se é para fazer, tem que ser bem feito! rs
Estes sacos ficam escondidos das crianças até o grande momento: a chegada de Sinterklaas.
Quando chegamos, eu entro na frente e marido se esquiva para a garagem para deixar os nossos pacotes. Depois ele aparece.
Muitas guloseimas...pepernoten, bombons, amêndoas torradas e doces...

Jantamos...desta vez tivemos no cardápio pratos típicos holandeses: stamppot e boerenkool.
E, à mesa, o assunto é como as crianças se saíram e se foram boazinhas e se terão presentes. No livro do Sinterklaas está tudo registrado.
Nos reunimos na sala para o café.
Na casa dos meus sogros, meu sogro sentava-se ao piano e entoava as canções para o Sinterklaas e Zwarte Piet. Agora na minha cunhada, o cunhado montou uma discoteca, com iluminação e tudo!
As canções são mais novas, outros hits dançantes porém mantemos as antigas no repertório. Dançamos e cantamos várias músicas...bom, eu só sei uma inteira...o resto, eu dublo hahaha
E depois é chegada a hora mais importante...a chegada do Sinterklaas.
Houve uma época que vinha a caravana completa. Era uma loucura...porém, agora com a modernidade da tecnologia, um pequeno filme personalizado para a família é projetado na parede ou na tv mesmo. Sint passou a mandar email e mensagens pelo smartphone hahaha e nos avisa de que todos os presentes estão na garagem. E a correria é certa.
Cada criança pode escolher um pacote e entregar para o endereçado. Cada pacote tem um nome, um bilhetinho, uma poesia.
E nos divertimos vendo o que cada pacote traz.
Depois de tudo aberto, comemos a sobremesa e mais uma rodada de café. As crianças, a esta altura, estão entretidas com seus presentes e nós, adultos, podemos bater papo.
Ao fim, a canção de despedida e estamos todos felizes.

Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, dáág, dáág Zwarte Piet.
Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, luister naar ons afscheidslied.

Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, dáág, dáág Zwarte Piet.
Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, luister naar ons afscheidslied.

Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, dáág, dáág Zwarte Piet.
Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, luister naar ons afscheidslied.
Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, dáág, dáág Zwarte Piet.
Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, luister naar ons afscheidslied.

Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, dáág, dáág Zwarte Piet.
Dag Sinterklaasje,
dáág, dáág, luister naar ons afscheidslied.


E até o ano que vem!

2 comentários:

rose disse...

Muito bacana essa comemoração. Vcs levam a sério as tradições e isso é ótimo.🌲❤️
Bjs💋💋

Gisley Scott disse...

Essa aí que o cunhado montou uma discoteca, menina, adorei!!!! ô povo animado!!! Também achei interessante as rodadas de café! Bem minha turma :)

Beijos!

www.vivendolaforanoseua.blogspot.com