A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

"Zij is uit het leven gestapt"

Está é uma maneira cordial, suave de dizer dos holandeses que a pessoa se matou! 
A tradução seria: ela desembarcou da vida.
Ontem mesmo foi falado dos números de suicídios que se elevaram aqui na Holanda.
É impressionante que isso acontece, tipo assim, nas melhores famílias. Não é gente ferrada na vida, não...é gente com a vida ganha, que faz e acontece, que tem família, amigos, vida social. Mas que vive à sombra. Lá no seu íntimo ninguém sabe de nada e a pessoa não fala. E vamos combinar que este povo aqui também não é de escutar.
Eu já escutei muitas conversas e o diálogo é um monólogo, tudo na primeira pessoa: ik. Você não escuta uma interação do que a gente faz de "se meter" na vida do outro e dar um palpite. Aqui a gente escuta que a vida é da pessoa e é ela que deve saber o que é melhor para ela.
Este blog pode até parecer coisa de ficção, mas não é.
Um mês atrás, a namorada de um dos primos do meu marido se matou. Ela disse que precisava de uns dias para ela e disse que iria viajar. Se enforcou.
Nós a conhecemos rapidamente no funeral do titio, ano passado. 
Naquela época eles já tinham um ano de relacionamento. Os dois vinham se conhecendo, "saídos"de um casamento, com quatro filhos cada um. Fiquei até imaginando quando reunissem os filhos: seriam oito numa tacada só!
A primeira mulher dele, mãe dos filhos dele, pirou! Sim. Ela começou a seguir aí uma seita sei lá do que, com uma filosofia de vida assim e assado e, numa hora lá de libertação, chegou à conclusão e deu tchau ao casamento, aos filhos, ao marido, à vida, aos amigos. Até onde soubemos, a família dela conseguiu interná-la.
Tudo isso ele contou assim, numa tacada só, numa festa de aniversário para a minha cunhada. Vejam bem, este povo não se visita, não se fala, não se procura, mas numa festa eles falam tudo.
E a tal namorada, super entrosada com a família lá. Inclusive era ela que estava acompanhando os meus sogros. Aliás, parecia que ele era o filho dos meus sogros lá no funeral. E ela, orientando as pessoas, olhando se tudo estava nos conformes...ou seja...a mulher estava com tudo, super entrosada com todos.
Nós soubemos do suicídio dela pelo meu sogro, duas semanas atrás
Ele até pediu ao meu marido para enviar uma mensagem de condolências. Ele não o fez. Achou que seria muito estranho já que ele e o primo não têm contato algum.
Mas o meu sogro enviou e ele respondeu e foi aí que eu fiquei boquiaberta.
Teve gente que achou a mensagem dele muito bonita e forte.
Eu...achei de extrema arrogância.
Na mensagem enviada ao meu sogro, ele dizia que não sabia que ela sofria de depressão.
Os filhos dela sabiam o que ele tinha feito por ela e o quanto eles estavam felizes juntos. Que eles fizeram muito em dois anos o que muitos casais não fazem uma vida inteira juntos. E foi pontuando item a item. Que tiveram bons tempos e que isso o confortava e que era uma pena que ela tinha um fardo tão pesado que ela não suportou.
Ele só faltou terminar a carta com um "e ela se matou feliz".
Sabe, como que uma pessoa não percebe, em dois anos de relacionamento, que alguma coisa não estava bem?
Ao meu ver, estava tão preocupado com o "estilo de vida" do vamos fazer e acontecer do que prestar atenção de fato na namorada.
Detalhe: os filhos sabiam e o ex marido também.
Dizem que quando uma pessoa quer se matar, ela vai e se mata mesmo, ninguém consegue impedir... mas será que realmente ela precisava ter chegado neste extremo? 
Aqui eles meio que entendem da seguinte forma: a decisão foi dela, ela quis assim. Temos que respeitar.
Não pensa nos filhos, nos pais, no namorado, amigos? Tipo, eles que fiquem aí e se virem neste mundo! Pra mim, já deu! Tô desembarcando da vida, aqui!
Será isso? 
A gente olha a pessoa e acha que é uma pessoa forte, esclarecida...pô uma HOLANDESA, dona do próprio nariz, a mulher emponderada.
Sei lá...só sei que a lista do que fizeram foi grande viu...vai ver foi isso...fez tudo o que tinha pra fazer e a vida ficou sem graça.
Enfim...têm coisas que a gente até quer entender, mas jamais saberemos ou conseguiremos entender de fato.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Eliana...
Eu entendo bem seu ponto de vista mas não sei o que dizer... Tô de boca aberta aqui... Sempre que dizem que alguém se matou, eu fico desorientada. É preciso muita coragem e desapego prá fazer um trem desses. Lamentável...
:,(

rose disse...

Oi Eliana,
Acho que a pessoa tem que estar muito desesperada pra tomar uma atitude dessas. Não pensar nos filhos pra mim é o pior. Já ouvi falar que o número de suicídios na europa é muito grande, será a falta do sol? Não consigo entender, mas pelos seus relatos os holandeses são bem diferentes dos brasileiros. Enfim, espero que os filhos que são os mais afetados pela atitude dela fiquem bem, e que ela tenha encontrado a paz aonde estiver.
Grande beijo
rose


Anônimo disse...

Fico imaginando o nível de solidão dessas pessoas.Que dó...

Carol Alencar disse...

Nossa que historia!!!
"Morreu feliz..." se estivesse feliz nao precisaria se matar ne. Mas enfim.
Aqui na Italia toda semana tem um que se mata, e se nao se mata, mata a esposa. Sempre a mesma historia.
Eu tb fico sem entender determinadas atitudes, acho que nunca irei entender.
Mas è o que vc falou, como è que o povo nao entende os insights?
Mah...

Anônimo disse...

Menina, aqui também sei de umas histórias assim. Esta semana mesmo marido falou que um colega de trabalho pai de 2 criancas morreu num acidente dentro de casa. Mas ninguém diz que tipo de acidente, muito estranho. Já é a segunda história deste tipo de que fico sabendo, bem bizarro. Eu costumo dizer que a maioria das pessoas vivem mesmo é de fachada, ninguém sabe realmente o que se passa em casa, ou no íntimo da pessoa. Bjs ma (www.seguindoahistoria.blogspot.com)

Eliana disse...

Puts...acidente doméstico? É de lascar...sei que não devemos fazer piadas mas impossível. Diálogos: Como foi? Foi encontrado com uma faca no peito enquanto estava preparando uns bifes pro jantar. Escorregou e caiu em cima da faca. Ou ainda... estava limpando o banheiro, o azulejo lá no alto e ficou pendurado na escada por pisar em falso num degrau. Ou..eletrocutado...caiu o secador na banheira na hora do banho. Esta foi boa...acidente dentro de casa!

Luciana Saunders Hutchings disse...

Estive ausente do mundo blogueiro e estou de volta me atualizando do que tem acontecido... olha, que na Europa tem um indice altissimo de suicidio, nao eh mais novidade pra gente ne, mas sabe o que eu acho dessas pessoas que tem tudo na vida? Eh exatamente como voce falou, ja fizeram tanta coisa na vida, ja experimentaram de um tudo, viajaram pra tanto lugar, aventuraram de todas as formas que simplesmente nao tem mais nada pra fazer de novo e a vida perde a graca, eh como esses artistas que sao endinheirados e se metem no mundo das drogas porque nao veem mais beleza em viver fazendo as mesmas coisas de sempre. Triste. Infelizmente eh preciso ter muita coragem e ao mesmo tempo muita fraqueza pra cometer um ato desses. Tambem fico sme entender! Uma pena, com 4 filhos e um marido vivendo "felizes" juntos... uma pena mesmo. Beijoss

Eliana disse...

Às vezes eu penso que são pessoas que não sabem e não admitem as frustrações na e da vida! Por mais que a vida possa ser repleta de sucesso, acredito que as frustrações pessoais de cada um, existem...uns suportam, aprendem a lidar com elas mas penso que outras pessoas simplesmente não as aceitam e se perdem com as dificuldades pessoais.