A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Aniversários


Eu me considero uma pessoal sociável. Até penso que já fui bem mais arroz de festa do que nos dias atuais. Também penso que tinha muito a ver com a minha vida no Brasil, onde os contatos são mais rápidos e qualquer coisa era motivo para juntar uma galera e sair para se divertir.
Daí que ter galera pra sair, já não se tem. Ir com aquela amiga pra passar uma tarde no shop's também não tem, sair para encontrar a galera numa pizzaria também não se tem, enfim...
Aqui as coisas mudaram e mudaram muito. Chego a ficar na dúvida até em como agir em determinadas situações e hoje estou mais contida. Não me transformei numa antisocial, mas penso duas vezes antes de qualquer esforço para uma nova empreitada.
Eu até que organizava encontros aqui em casa, pra reunir o pessoal, mas sacumé, nem todo mundo ficou pra amigo, outro não ia com a cara do outro convidado. Então para evitar a fadiga, também parei com isso! rs 
Aqui a vida se resume a certos eventos: aniversários! Na sua maioria, comemorados na casa do aniversariante, e digamos, num ambiente restrito.
Aí que eu enjoei, gente! Enjoei deste círculo fechado que eu só encontro nestas ocasiões. As pessoas que não são minhas amigas, nem se tornaram e nem se tornarão.
No aniversário do sobrinho, semana passada, eu pulei! Marido foi sozinho. É muito chato.
Certos aniversários ainda têm umas pessoas atenciosas, daí que até se torna agradável. O papo flui, mas é só ali, naquele momento e até o próximo aniversário, entendeu?
Agora se você não tem contato, nada em comum com as pessoas da festa, só com o aniversariante...sério, não precisa me convidar. Prefiro que esta pessoa, amiga minha, venha na minha casa, que façamos alguma coisas juntos, tomar um café e pronto, pra mim, tá ótimo.
Primeiro, que certas pessoas são já conhecidas, vizinhas, colegas de academia ou sei lá mais o quê e quando a gente chega, me sinto uma intrusa e a conversa sempre começa do zero! Porque até com a amiga, eu percebo que a relação esfriou. E no final, em festa, nunca dá pra conversar porque, claro, a atenção tem que ser compartilhada, servir os convidados e toda uma dinâmica.
Claro que tem aniversários que eu gosto de ir, mas o meu contato com estas pessoas é mais frequente, mesmo que eu não tenha um contato muito próximo com o restante dos convidados, mas sempre tem alguma coisa em comum. Daí é diferente, tenho uma sensação legal de estar mesmo entre velhos amigos.
Agora fazer de aniversário o compromisso obrigatório porque é só lá que você vai encontrar aquelas pessoas, não, não dá.
Ahhhh e como aqui é muito comum dar dinheiro de presente, teve gente que viu aí a grande oportunidade de negócio. Começou a organizar festa só para faturar uns extras.
Eram aquelas festas lotadas de não ter lugar nem para sentar, de ficarmos em pé no hall de entrada!
Destas festas, eu também caí fora! A gente não era convidado pela amizade, mas pelo fato de colaborar no faturamento.
E, falando em vida social, tem alguma experiência para compartilhar? Conta aí, vai!

4 comentários:

Carol Alencar disse...

Me sinto assim tb Eli!
Acho que nos adaptamos ao meio, e ter amigos è tao complicado!
Ja cansei de lamber o chao pra certas pessoas para tentar preservar amizade, mas ai fui vendo que, qdo eu nao procurava a pessoa, ela nao estava nem ai pra mim. Ai sabe o que fiz? Mandei pra aquele paìs. Afinal, as pessoas tem que vir para somar, nao para subtrair ne!

Qto as festas, aqui è completamente diferente. Ng faz festa! Eu forço a barra legal: faço jantares aqui em casa (ate pq sair em 2 custa sempre muito mais que fazer jantar em casa para 6), procuro de comemorar os aniversarios da familia.
Mas como a historia da "amizade" la em cima, è dificil a gente manter certas atitudes quando nao vemos a reciprocidade. Cansa.

A tal da vaquinha rola sim. Mas eu odeiooo isso! Eu compro o que eu quiser com o dinheiro que eu estiver disposta a gastar. Afinal, nao somos obrigados ne!

Ingrid Gomes disse...

Se tem uma coisa que eu AINDA não aprendi foi curtir festa Holandesa. Não gosto da dinamica, não gosto da falta de petiscos gostosos e não gosto do excesso de cumprimentos.
Pra eu sair de casa e ir em festa de Holandes precisa realmente ser muuuuuuuuuuito amigo, caso contrário, eu passo hahaha

Prefiro fazer como vc, chamar pra algo aqui em casa ou um passeio. Dessa forma todo mundo sai ganhando e não tenho que ficar estressada ou com fome.

Beijocas

Sandra disse...

Sinceramente, acho alguns desses eventos um porre, (rs) em que a gente acaba indo mais por "obrigação" familiar do que propriamente para aproveitar a festa. Até alguns encontros de brasileiros tenho evitado também. Fato é, é que depois de uma certa idade fica cada vez mais complicado fazer novos amigos. Sei lá, acho que eu ando meio anti social, hahaha.

Ana Célia disse...

Eu também evito ir em festas, reuniões, etc, onde há muitas pessoas que não conheço...não gosto de ficar socializando com conhecidos ou com gente que não tem nada a ver comigo. Sei que posso estar perdendo oportunidades de conhecer pessoas legais, mas eu me sinto super desconfortáveis nesses ambientes. Se tem um evento e meu grupinho de amigos não vi, eu tbm não vou!