A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

domingo, 14 de junho de 2015

E Deus quando criou o mundo...


...decidiu que a Holanda seria um país lindo, com muito verde e flores! 
E assim ele o fez!
Ele só se esqueceu de fazer a gente imune ao pólen, ou de criar um outro sistema reprodutivo de plantas e flores! Sim, porque tudo espalhado pelo ar, definitivamente, não dá!
Os dias de verão - dois dias, quem viu, viu rs - que foram no finalzinho de maio, Deus resolveu semear sementes novas pelo país e PÁ!!!! Esvaziou sacos e mais sacos de pólen lá do céu!!!! Todo feliz! Ele mal pode esperar pra ver tudo colorido de lá de cima!
Sim, foi tanto pólen que a coisa ficou em alerta vermelho! Muito, mas muito pólen circulando pelo ar aqui na Holanda!
E eu? Fiquei arrasada e ainda estou, até agora.
Tudo em casa fechado. Na rua, eu passo mal! 
Aliás, não só eu, mas a torcida do "curíntias".
Liguei pro médico e pedi o kit de sobrevivência "hooikoorts": comprimidos e spray nasal, que eu quero é ficar muito lesada. Me dá um sono fora do normal, mas pelo menos todo o incômodo da alergia passa e não se complica pra alguma coisa pior.
Aliás, os sintomas da febre do feno e do pólen são mesmo de muito cansaço e indisposição.
A coisa foi tão grave que virou manchete do jornal nacional. Daí sim, eu fui entender que a coisa realmente não é para os fracos!
Eu não sabia, mas tem app, tem site, igualzinho como o que tem para a previsão do tempo.
Explicam até que tipo de plantas estarão florescendo e, consequentemente, liberando pólen no ar!
E a coisa não é nada animadora para a semana que vai começar:



Pela legenda, não preciso nem traduzir: o verde é pro ar limpo e o vermelho é estado de alerta, com muito pólen.
Tinha até um site dando dicas, como lavar os cabelos frequentemente antes de ir dormir. Andar pelos campos logo que chover, pois a chuva limpa o ar.
Evitar lugares "muito naturais" rs
Usar vaselina em volta das narinas pra dificultar a passagem do pólen.
Usar óculos escuros para proteger os olhos.
Manter a casa limpa, ou seja, aspirar a casa sempre que possível.
Fechar portas e janelas e ventilar a casa logo pela manhã, enquanto o ar é fresco.
 
O jeito é torcer pra chover, pelo menos, ajuda a aliviar pro nosso lado, os alérgicos!
Que a força esteja conosco! rs

4 comentários:

Sandra disse...

Nossa, a coisa está séria por ai mesmo!! Como eu não sou alérgica, não sei ao certo qual foi a dimensão do polén por aqui, mas tb foi punk pra quem é alérgico. A sorte é que aqui até que tem chovido regularmente.
Melhoras pra você!! E boa semana, na medida do possível (rs..). Bjs

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Nossa, deve ser um período bem complicado! Tenho uma cunhada que todos os anos ficava de cama na época em que morava em uma região assim. Sou grata por não ser alérgica! Mas acho que a situação que você descreveu deve atingir todo mundo, não é? Boa sorte! E que venha logo a chuva (e as flores para compensar todo esse transtorno!)

Eliana disse...

Pois é meninas, eu não me lembro de ter ficado tão mal por conta disso, mas disseram mesmo que este ano, por causa do calor tardio, as flores que não floresceram antes estão florescendo junto de outras que são deste mês. Então já viu, uma super polinização extra forte no ar. Realmente os consultórios ficaram cheios. A assistente do meu médico disse que a semana que passou, foi um drama de tanta gente se queixando e pedindo socorro. Até o bebê de uma amiga, de mês só tadinho, ficou bem mal e até com febre. Nunca pensei que a situação fosse ficar tão séria.

Adriana disse...

Eu nao tenho alergia então não presto muita atenção nisso, mas teve um dia q eu sai de bike e parei em uma area gramada aqui perto. Meuuuu tinha tanta semente de dente de leao no ar q parecia q estava nevando ahahhahahah. Ai eu pensei q deveria ter uma quantidade ignorante de pólen no ar tb, pq a semente é grande e visível. Aqui tem um monte de gente alergica tb.