A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

domingo, 31 de maio de 2015

Comportamento


Quando eu cheguei na Holanda, eu percebi um comportamento interessante: as pessoas, mesmo sem se conhecerem, se cumprimentavam. 
Claro que isso difere de uma cidade pra outra. Se você está numa rua de lojas, aquele ritmo frenético, ninguem fica falando "oi" pra todo mundo que passa, não. É uma questão de momento propício, eu diria. Mas também já venho percebendo que este costume vem sumindo.
Assim, na rua, um passa pelo outro e diz um "hallo", "dag", bom dia, boa tarde, boa noite. Ainda mais no bairro onde os moradores se conhecem de vista.
Prática muito comum também quando se entra no ônibus, não ignorar o motorista. Ou sentar ao lado de alguém e cumprimentar e ao levantar dar tchau e desejar boa viagem.
Eu nunca fiz isso no Brasil. Claro, a gente cumprimenta as pessoas que estão no nosso dia a dia, mas não assim, ao acaso.
Lembro até de ter recebido flores dos vizinhos dos meus sogros me dando as boas vindas e eu nem os encontrei imediatamente.
Quando cheguei lá estavam os vasinhos de flores e um bilhetinho de boas vindas.
Mas eu acho que esta prática está sumindo. Já percebi isso.
Os vizinhos, então, mal se olham. Vez ou outra, vejo alguém de papo.
E quando nascem os bebês é costume decorar a frente da casa. Também é costume ir lá cumprimentar o vizinho, deixar um cartão embaixo da porta felicitando a chegada do bebê. E gente, não precisa ser amigo da pessoa, é uma prática de gentileza apenas.
Daí que tem um casal que não cumprimenta meeeesmo. Já cruzei com a moça várias vezes. NADA. Nem uma manifestação no olhar, um sorrisinho de canto de boca, NADA. O marido a mesma coisa.
Até agora fico na dúvida quando cumprimentar, porque a gente pode ser ignorado.
A turca é a pior! Moça ainda, viu, anda toda produzida, parece ser uma pessoa assim "de bons modos". NADA.
Aí tá bom, a criança tem uma atividade na escola e ela manda a menina bater nos vizinhos pra pedir um dinheirinho. Desta vez, ao menos, ela teve que me cumprimentar.
O casal que citei acima, acabou de ter bebê e põe lá na janela o aviso de que a cegonha chegou!
O que eles querem? Ser cumprimentados? Será?
Meu cunhado quando teve um dos meninos recebeu um cartão de felicitações de um vizinho da rua. Tinha uma nota de 20 euros também. Sabe o que ele fez? Foi lá, bateu na casa do vizinho e devolveu tudo, dizendo que aquilo não era necessário!
Meuuuuu, que coisa mais brutal!!!
Então por que enfeitou a casa??????
Marido discordou da postura dele...o vizinho o fez apenas por gentileza.
Vai entender este povo...associal.
Parar o tal casal na rua quando eles estiverem passeando com o bebê e cumprimentar....vixi...acho que não me atreveria mesmo.
Tô fora!


5 comentários:

Milena F. disse...

Achei muito legal essa pratica de decorar quando o bebê nasce!
Aqui na França tb se costuma cumprimentar as pessoas, mesmo as que conhecemos soh de vista. Em lojas tb, e se a gente vai ao restaurante é de bom tom cumprimentar as pessoas que estão proximas, além de dizer "bon appétit" quando o prato do outro chega.
Hoje eu jah me acostumei e agora acho estranho quando entro em lojas no Brasil dizendo "bom dia" e os vendedores nem nos olham e não respondem (vai depender da loja, é claro).
Mas a unica coisa que acho "chatinha" é que nas festas, temos que cumprimentar TODO mundo! A gente vai a um casamento e costuma-se cumprimentar TODAS as pessoas presentes, na chegada e na hora de ir embora. Su meio antissocial mesmo! :)

Luana disse...

Cara, que coisa mais grossa ir la devolver a grana! CREDO! Eu ia ficar MUITO chateada...

Uma vez eu tentei dar um presente pro meu orientador na Suecia e ele disse que nao podia aceitar porque ia parecer que eu estava comprando ele, e que a mulher dele nao ia gostar... CARA! Eu nao estava vendendo o meu corpo!! gente estranha...

Ingrid Gomes disse...

Eu acredito que precisamos ter cuidado qdo falamos desses assuntos, não dá pra generalizar. A Holanda é o quinto país que eu vivo e com base nisso posso dizer, tem gente educada e mal educada em qualquer canto do mundo.
Tanto no Brasil como aqui sempre tive o hábito de cumprimentar as pessoas, conhecidas ou não, minha mãe sempre me disse que ninguém tinha culpa se meu dia havia sido ruim, então não havia porque negar um sorriso, dar ou responder um bom dia.

Sou de SP e ao menos nos estabelecimentos que eu frequentava, nos onibus que eu andava, ninguém nunca ficou surpreso com um cumprimento, ainda bem!

Algumas pessoas são timidas, outras realmente são mal educadas, mas ai não é problema meu, eu dou meu bom dia, meu oi, se não responder... paciencia.

Agora uma coisa eu confesso, não gosto de gente "me pegando" e menos ainda de ter que cumprimentar TODO mundo numa festa, então se tiver que "pegar" vou estender a mão e evitar os beijinhos, e se tiver que cumprimentar vou dar um "Oiiii" ou um "ciao" acenando pra todo mundo hahahhahahhaha

Beijocas

Eliana disse...

Milena, é aqui tb é costume cumprimentar a todos numa festa! Ahhh vá, eu chego e dou um "oi" geral, ainda mais se as pessoas não são conhecidas. Sem contar que daí elas ainda te olham com a maior cara de interrogação do tipo: de onde você saiu? hahaha

Luana, uma vez, no nosso famigerado curso de holandês onde o professor era voluntário, uma das meninas, depois que voltou de férias, trouxe um presente típico do país dela, pra ele, para agradecê-lo pelas aulas e ele também se negou a receber...Super constrangedor!

Ingrid, pois é, não se generaliza mesmo...mas é pena porque no geral vejo as pessoas cada vez mais mal educadas em geral, insensíveis. E isso eu percebo aqui, com o passar destes anos morando aqui.
Também concordo que o jeito de cada um faz a diferença, a pessoa pode até mesmo ser tímida, mas um cumprimento, todo mundo sabe que é de bom tom, né! E como tá o seu menino? Deve estar lindo! Bjs pra vcs!

Sandra disse...

Aqui tb é uma "cumprimentação" danada, rs... Em tudo quanto é lugar. Claro que nas cidades maiores, nas ruas ninguém fica te cumprimentando, mas é só adentrar nos bairros, que todo mundo se cumprimenta. Igual nas lojas, supermercados e etc, seja a cidade grande ou pequena. Já me acostumei, rs...
Aqui tb o pessoal que tem bb enfeita a casa. Já até comprei presentinho para uma vizinha (ainda bem que ela não devolveu, hahahahah). Que coisa feia o que o que o seu cunhado fez hein! Nossa, muito constrangedor.
Quando eu fui para o Brasil fiquei até com vontade de trazer alguma coisa para os vizinhos, mas sei lá, as vezes o povo é tão esquisito, que melhor mesmo é evitar algumas gentilezas. A gente não sabe como será interpretado. Que mundo mais complicado esse, vixe maria... Bj