A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Curtas da hora

Fomos comemorar nosso aniversário de casamento jantando fora.
O restaurante não tinha muita gente, não... tranquilo e escolhemos uma mesa do lado mais amplo. Tinha um moço lá, jantando sozinho. Bom, até aí tudo bem, mas o que assusta é a pessoa começar a falar sozinha e em voz alta.
Sei lá se ele, de repente, tá tentando puxar papo mas seria mais inteligente falar com a gente de forma mais direta, né não?
E outra, às vezes, você cai na besteira de dar atenção e a pessoa não para mais de falar.
Eu nem me atrevi mais a olhar na direção da mesa do rapaz.
Eu, hein, não quero ficar assim, não!
Este povo aqui não é normal! rs

Uma conhecida veio me perguntar sobre aquele tal evento "só para mulheres" que eu fui no ano passado. Nossa, e na minha cabeça parece que já se passou uma eternidade.
Na verdade, ela convidou uma outra conhecida e esta outra conhecida foi quem contou para ela que já tinha sido convidada por mim, ano passado. Disse que não teve interesse em ir, continua não tendo e que se ela quisesse saber de detalhes sórdidos que viesse falar comigo.
Claro que ela veio.
Eu narrei tudo o que consegui lembrar, mas deixei claro que talvez o formato do evento tenha mudado, que seja diferente e, quem sabe, ela, se for, conheça gente legal e consiga algum belo direcionamento para o mercado de trabalho. Afinal, não é porque eu tive uma experiência negativa - de várias, digá-se bem - que ela também está fadada a ter.
Só sei que ela arregalou os olhos e disse que vai cancelar a inscrição dela. Ainda porque ela iria comprometer a aula de holandês dela.
Ai, gente... é tão chata esta sensação, tão frustante, sabe? Poxa, eu queria era poder falar com entusiasmo, incentivar... mas como?
Eu não sou dessas que faz bonito só pra dar a impressão que "me dou bem" o tempo inteiro, não.

E, ontem, no jornal nortuno, foi mostrada uma reportagem sobre o tabu que é na sociedade holandesa o casamento com estrangeiras.
Nossa, nunca tinha visto nada que mostrasse ali, a verdade nua e crua de como é a trajetória de mulheres que se casam com holandeses, passam a morar na Holanda e não conseguem trabalho mesmo tendo boas qualificações profissionais.
Mas claro, acho que uma porção de itens interferem no sucesso de se consguir ou não um bom trabalho...o tipo de qualificação, a idade, a origem...
A filipina teve que mudar de profissão e foi para a área de saúde e cuidados, ou seja, ser um tipo de cuidadora...mas convenhamos que é preciso também um mínimo de vocação para uma nova atividade ou função.
Foi muito interessante a russa, apesar do holandês não muito fluente, falar que ela não é uma idiota e que tem capacidade de aprender e se adaptar.
Ahhh e nos últimos anos as mulheres "mais populares"que emigraram para a Holanda são as russas e brasileiras! Oh
E eu penso que além da aceitação na sociedade, ainda veio a crise para piorar tudo.
Para quem quiser o vídeo: Homens holandeses procuram amor no estrangeiro.

Enfim, gente...é isso aí e outubro já acabou! E este mês passou voando!

4 comentários:

Ana Célia disse...

Parabéns pelo aniversário de casamento!!!
Olha, eu tive um namoradinho holandês que falava sozinho, e eu achava isso UÓ! Mas acho que ele não percebia isso, e eu nunca comentei isso com ele. Mas é muito estranho mesmo!
Serio que as brasileiras estão no ranking de estrangeiras que mais casa com holandes? Haha, essa eu não sabia.
E as holandesas, casam com homens estrangeiros tbm?

Milena F. disse...

Parabéns ao casal!!!

Eh verdade que tem muita gente falando sozinha por ai! E eu ainda sou mais doidinha, pois muitas vezes acho que as pessoas estão falando sozinhas, mas estão no telefone, soh que a gente não vê nada! kkk

rose disse...

Parabéns ao casal e muitos anos de felicidades.

Eliana, pior que eu costumo falar e além disso ainda discuto com a televisão rsrs. Coisas da idade :)
Bjs

Eliana disse...

Obrigada, meninas!

Ana Célia: sim, tem muitas holandesas se casando com estrangeiros, mas muitas acabam indo para os países dos maridos. Há, inclusive, um programa na TV, chamado Grenzellos Verliefd que mostra as holandesas na pele de estrangeiras. Nem preciso falar que me sinto "vingada"hahahah
Ah e vc falou do seu namoradinho hahaha mas vou contar uma agora: se marido está muito concentrado, normalmente com coisas do trabalho e ele precisa buscar uma solução, vejo ele também "conversando" baixinho hahaha Eu brinco que ele fala com o amiguinho invisível dele hahaha

Milena, eu também já tomei cada susto, mas, realmente, a pessoa estava no celular hahahah

Dona Rose, a senhora não fala sozinha, não, fala com a televisão! HAHAHAHAH