A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Os dias de sol e calor seguem firmes e fortes pela Holanda.
Em certas regiões tem chovido bastante também e isso tem causado alguns transtornos.
Engraçado, este país ser tão pequeno e com uma variação climática absurda pra cada canto do país.
Mas é claro que por aqui não choveu e demos até um pulo numa prainha pra nos refrescarmos. Um amigo apareceu pra cá e oh, aproveitamos o dia em meio à natureza.

Obrigada pelas palavras de conforto no post anterior, people.
Aquele aperto ainda ficou por uns dias, na segunda feira titia foi cremada. Consegui falar de novo com a minha mãe para saber como tinha sido tudo.
Como eu disse, é uma coisa que a gente não assimila por não poder participar junto da família.
Os meus irmão também não foram. Um mora longe e o outro estava de viagem, então, só os meus pais mesmo é que participaram.
No fim de semana, liguei para falar com meu primo. Na verdade, liguei mais por mim do que por ele. Eu queria saber como tinha sido o último dia dela, o que ela tinha feito nas suas últimas horas. Pode parecer bobagem, mas é como se funcionasse como um certo ritual de despedida.
Foi bom ter falado com ele.

Sogros voltaram das férias.
Ah gente, minha sogra está tão diferente. Envelheceu bem mais e quando vou abraçá-la, tenho que me curvar. Ela está sumindo.
Perguntei pro Fofis se ele também percebeu isso e ele disse que sim, meio cismado.
Se comparamos com meu sogro, claro que ele envelheceu mas ele está forte, normal, mas ela... notá-se a diferença, considerando que ela é mais nova do que ele.

Tivemos dia de evento ontem na cidade e, no centro, encontramos um conhecido nosso.
Soubemos que uma conhecida nossa, ilegal há muitos anos e que, inclusive, tem um filho aqui holandês, vai ter que voltar ao Brasil, imediatamente.
Quando o menino nasceu, uns quase 4 anos atrás, o namorado dela foi ao IND (órgão que cuida de vistos e permanências) para saber se o caso deles seria resolvido facilmente porque ela era mãe de uma criança holandesa.
Aqui people, não tem choro e nem vela...não existe esta de ter filho, casar que vai poder ficar por aqui. As leis e regras são outras.
Só sei que nestes quase 4 anos nada se resolveu, ela foi ficando e agora o IND foi atrás deles.
Deram um prazo de um mês para ela retornar ao Brasil e o menino vai com ela. E, tão cedo, ela não vai poder voltar. Até onde sei, por 5 anos.
Este é o segundo caso de pessoas conhecidas que ficamos sabendo. Sem contar outros que vimos nestes programas de TV.

Bom, eu tinha mais algumas coisas pra contar, mas sabe quando ficam pensamentos pipocando pra todos os lados? 
Depois eu volto!
Boa semana!!!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Perfeitamente normal esse seu comportamento em ralação à sua falecida tia. Eu te entendo. Mas o bom é que você descobriu uma forma de amenizar o estrago fazendo essas perguntas ao seu primo, isso mostra que você não quer estender o sofrimento por mais tempo que o necessário. Quando as pessoas perceberem que você encontrou um jeito de amenizar a dor, elas vão se espelhar em você e aos poucos, as coisas vão se encaixando.
Tudo de bom prá você e a sua família.
bjs

Sandra disse...

Eu acho que foi importante sim você ter falado com o seu primo e ter sabido como foi o último dia da sua tia. Como vc disse, foi o ritual de despedida que você pode fazer.
Nossa, não entendo muito desses trâmites de imigração, mas eu não sabia que a mãe de uma cça sendo ela holandesa não tem permissão para viver no país! Tô chocada. Não sei como funciona aqui na Suíça, agora fiquei curiosa pra saber... Bjs

Carol Alencar disse...

Menina choquei tb com a historia da tua conhecida!
Mas tb genteeee porque nao casaram antes pra legalizar essa situaçao? 5 anos sem retornar ao pais vai ser duro... Refazer a propria vida, readaptar a força o retorno ao Brasil! Poxaaaa que situaçao...

Anônimo disse...

Oi menina!
Tenho lido vários post via feedly, pq é o que dá, sabe?
Vidinha meio sem ordem por enquanto com minha pipoca mais recente pendurada dia e noite, está com 22 dias.
Então q eu leio fico pra comentar e já virou a roda e tem post novo, rsrs, só que quando soube de sua tia fiquei tão pensativa...me pus em seus sapatos.
Poxa, não é hora de postergar, portanto, saiba q eu lamento sua perda e faço votos pra q vc e sua família passem com calma esse momento.
beijos

Eliana disse...

Oi Rosa, poxa, senti a sua falta, viu? Mas agora sei o motivo! Que fofura, parabéns pela pipoquinha! Ahhh gente, 22 dias só! Obrigada por suas palavras. E muita felicidade pra vcs aí.

Carol, aqui na Holanda não basta casar, não basta ter filho. O holandês (a) que quer trazer sua (seu) parceira(o) pra Holanda tem que comprovar que pode. Ele tem que ter estabilidade no trabalho, ganhar um valor x que seja acima do salário mínimo (no mínimo) e provar que pode ser responsável pela pessoa que quer trazer. Se o holandês (a) não preencher estes resuisitos minímos, aqui é que eles não poderão ser felizes pra sempre, vão ter que ir viver em outro país, na Lua, mas não na Holanda.
Ela não está aqui recente, já tem é anos aqui, na ilegalidade, bem antes de engravidar. O rapaz,infelizmente, nunca poderia pedir um visto pra ela, pois não tem estudo e nem profissão e o seu salário não atinge o mínimo exigido pelo governo para poder dar o visto a ela. É triste, mas são as regras aqui.

Beth Blue disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beth Blue disse...

Começando pelo fim: pensamentos pipocando por todos os lados? Você está parecida comigo!

E que triste esta estória da brasileira que tem de voltar pro Brasil com o menino. Como eles podem fazer isso?!! Ela é casada com o pai holandês mas ele não tem renda suficiente pra cuidar da família? Muito triste tudo isso.