A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Não custa nada aproveitar a oportunidade


Segundo o site "65% dos holandeses acima de 30 anos tem colesterol alto"
Já tem uns três anos que eu descobri, por acaso de férias no Brasil, que meu colesterol estava em níveis alarmantes. Aliás, foi numa daquelas ações sociais, onde eles montam feiras de saúde, emissão de documentos, etc e tal. Estava eu lá, passeando com a minha mãe, e resolvemos encarar a fila para fazer os testes de saúde. Os testes da minha mãe deram todos normais, mas os meus...não!
De volta, aqui na Holanda, como eu precisava passar por uma bateria de exames, realmente, constatou-se que o meu colesterol estava bem alto. Coicidentemente, foi na época que eu estava trabalhando e, o ritmo holandês de comer, pelo visto não me fez bem.
Aí estes dias, vi a propaganda na TV. Uma campanha nacional para o people holandês ter a oportunidade de checar os níveis de gordura no sangue. Afinal, a terra do croquete, batatas fritas, embutidos, chantilly, cremes e doces sem fim... o risco é grande.
Apesar de ter feito o teste do site, onde se considera alguns riscos, o resultado deu que eu não estava no grupo de risco porém, mesmo assim, resolvi marcar uma hora para fazer o teste.
Depois de responder às perguntas no site, eles indicam se você deve ou não fazer o teste. Mesmo que seja não, abaixo você vê uma observação, ali você fica livre para escolher se quer ou não fazer o teste. Eu aconselho a fazer, sempre!
O teste é muito simples. Uma picadinha na ponta do dedo, aquele pouquinho de sangue que sai, a pessoa colhe e coloca num aparelho digital. E ela vai olhando os indíces, um a um, e dizendo se está tudo ok.
Felizmente o meu teste está dentro da normalidade!

Wilt u een afspraak maken?

Doe de risicotest
Doe dan eerst de risicotest en kijk of het verstandig is om uw cholesterol te laten testen.
Doe de risicotest

 

10 comentários:

Ana Célia disse...

Ai como eu queria um exame assim, com picadinha no dedo. Toda vez que vou fazer exame, é agulha na veia mesmo...odeio. Tá certo que sempre que faço exame de sangue é pra fazer mais um monte de outros exames (colesterol, glicemia, hormonio da tireoide, e outros "itens" relativos à minha artrite...)

Meu colesterol abaixou bastante tbm no meu último exame!Alias, ta na hora de fazer de novo... Esse é um exame que devemos fazer sempre, pois colesterol alto não dá sintomas!
Que bom que vc está bem! =)

Beijo!

Carol Alencar disse...

Marido tb tem colesterol alto ( e mtooo acima dos niveis normais diga-se de passagem)!
Qdo soubemos começamos uma mega dieta ( que nem foi tao sacrificante: faço tudo assado no forno sem uma gota de oleo... E nessa casa só se consome azeite cru.

Sei que conseguimos abaixar de 310 para 280! Sei que nao é muito, mas continuaremos firmes e fortes! :)

Sandra disse...

Taí, eu não sei como estão os níveis de colesterol aqui em casa, rs... acho que não me lembro a última vez que fiz um teste desses! Aqui eu nunca vi nenhuma propaganda alertando a população. Essas ações sociais que acontecem no Brasil ajudam bastante! Bjs

Paula disse...

A iniciativa é ótima, mas sei não... vc acha confiável esse teste na maquininha?
Vai saber se a máquina mede com precisão, e outra, se a configuração do que é considerado normal é uma faixa mais alta? aparece exatamente o valor?

Ah... aquele anúncio da Heineken está passando na Globo, porém uma versão mais resumida. :)

Eliana disse...

Oi Paula, eu acho confiável sim. Ela me passou todos os níveis de LDL, HDL, triglicerides e o colesterol final. Aqui na Holanda a unidade de medição é diferente do Brasil, mas se for ver não difere muito, não. Foi numa "feirinha" que me deram o alerta e depois aqui na Holanda se confirmou. Eu aqui fui pra nutricionista e aprendi várias coisas das quais eu realmente não tinha muito informação. Se houvesse alguma suspeita, ela teria me encaminhado pra fazer um exame tradicional de sangue mesmo, mas pelo visto tá tudo bem!

Beth Blue disse...

Seu colesterol estava altíssimo? Como assim? Você come muita carne vermelha e ovos? Porque eu também como doces e isso que eu saiba só engorda mesmo! Colesterol aumenta é com gordura animal e a gema de ovo tem colesterol alto (dizem que só deve comer no máx. 3 ovos por semana, eu nem como 1 ovo).

Eu fiz ano passado e deu normal, e olha que eu estou super acima do meu peso (mais de 30kgs). Talvez porque eu não coma frituras nem carne vermelha....meu problema são os doces e os carboidratos (adoro pão, tortas, biscoitos...).

Beth Blue disse...

Acredite se quiser mas odeio croquetes, fricandel e afins. Também não como batata frita com maionese (patat met) há anos!!! O problema são mesmo os doces, principalmente o chocolate!

Chocólatra!!!

Eliana disse...

Beth, meu peso chega quase a ser abaixo do normal rs O que eu penso que na época era muita fritura, maionese, empanados, as tortas com chantilly. No trabalho o povo frtiava ovos e lá punha salame, bacon pra comer junto com o pão e querendo, ou não, eu entrava na onda porque não tinha muita/outra opção. Cheguei até a engordar um pouquinho. Às vezes, pra "facilitar", comida pronta pra colocar no microondas. Aí eu tomei um susto e agora é o feijãozinho com arroz fresquinho, até uma massa, fritura quase não faço, carne vermelha muito de vez em quando (aboli a carne de porco porque percebi uma certa rejeição) e se faço é cozida, nada empanado. Até as batatas "fritas"foram parar no forno sem um pingo de óleo e quando uso é daquele especial com baixo teor de gordura. Dou preferência ao leite desnatado ou semi desnatado bem como os yogurtes. Refrigerante quase não consumo mais. Mais verduras e legumes e a comida trash só quando não tem escapatória mesmo. Preciso colocar mais fruta no meu dia a dia, pra isso eu sou relapsa pois não sinto falta.

Unknown disse...

Por enquanto aqui não existe campanhas desse tipo e até compreendo a razão. A alimentação sueca é bem saudável. Come-se muito peixe, legumes, produtos com baixo teor de gordura e açúcar. O povo é bem preocupado com a alimentação e saúde. Tanto que fazem inúmeras atividades físicas. Claro, que comem besteiras também, mas a parte saudável se sobressai.

Quando estive no Brasil fiz uma bateria de exames e o meu médico ficou surpreso com o meu nível de colesterol. Comentou que fazia algum tempo que não via índices tão bons. É claro que eu fiquei me achando, né? E apesar de não fazer atividade física, a minha alimentação mudou 100%. Tá aí o resultado. ;-)

E você continue se cuidando, hein?! Beijos. ;-)

Renata disse...

Eu nunca tive colesterol mas em compensacão a obesidade ta aqui gritando;( Vim 7 quilos mais gorda do Brasil...