Acredito que já seja coisa de uns 2 ou 3 anos que implantaram um cartão único para ser usado nos meios de transportes, o tal do OV chipkaart.
E eles são passados nos leitores como este aqui, quando você vai embarcar e desembarcar do trem, do ônibus, do tram ou do metrô.
O cartão pode ser pessoal, com sua foto e nome, ou anônimo/avulso.
No cartão pessoal você configura a sua maneira como: carregá-lo, automaticamente, quando o valor disponível de crédito está abaixo de 5 euros, por exemplo. Eles debitam o valor que você programou - por exemplo 10 euros - da sua conta corrente, cada vez que o seu salto estiver abaixo de 5 euros. Isso evita que você pague mico caso o seu cartão não tenha saldo suficiente para pagar a sua viagem.
Você também pode colocar produtos de descontos.
Por exemplo, o desconto para viajar de trem. Você paga um valor anual e pode obter descontos de 20 a 40% em cada bilhete de trem, incluindo também descontos para seus acompanhantes.
Desconto para andar de ônibus também existem.
Há os descontos para idosos e crianças até 4 anos.
Há uma infinidade de produtos e perfis para os viajantes...só tem um probleminha: você ficar sabendo disso tudo. Quem te avisa, jacaré?
No próprio site do OV chipkaart (OV= openbaar vervoer/transporte público) havia uma relação de produtos/descontos que agora foram distribuídos entre as companhia de transportes, ou seja, dependendo do produto que você quer comprar, você tem que dar um jeito de descobrir que companhia de transporte o está vendendo.
E detalhe, você até o compra pelo site, faz o pagamento e tudo, mas você depois tem que ir até um ponto para passar o cartão e "carregar o produto"nele! Ohhhh céus.
Há leitores, inclusive, dentro dos ônibus, por exemplo, mas nem sempre funcionam...legal, né?
E tem outra coisa: eu já cansei de passar o cartão no leitor na hora do desembarque e ver um valor totalmente equivocado sendo debitado do meu cartão.
Daí, não adianta ir nem chorar com o motorista que já te deu tchau e tocou o busão. Você tem que acessar o site da empresa de ônibus, fazer uma conta e lá chorar as suas pitangas.
Tudo bem...a gente que vive aqui, entre trancos e barrancos, vai descobrindo as coisas, mas e o turista?
A coisa não é um bicho de sete cabeças...mas turista quer se preocupar com estes pormenores?!?!
Óbviooo que não...por isso eles ainda vendem tickets avulsos que custam, praticamente, o dobro do que você pagaria com o cartão (que você também paga por ele).
Oh, eu sei, é meio sacanagem, porém o bom deste cartão é que você não tem que ter dinheiro vivo para poder usar o transporte público e isso, para mim, é uma mão na roda.
Bip bip e pronto! Boa viagem.
8 comentários:
Tá mais pra Brasil que Holanda.
Eu bem que gostava do bilhete único lá de SP. Só bip bip e pronto! rs.. Aqui os bilhetes, ainda são todos no papel.
Sou como a Sandra, também gostava do bilhete único de SP... mas acho o daqui melhor. Mais simples e descomplicado. E ainda acho o preço justo!
Eliana muito bom seu post, não entendo porque o transporte publico na Holanda é tão caro. Ontem mesmo eu estava verificando no site da companhia de trens como ir de Utrecht à Venlo e quase cai dura quando descobri que só a passagem de ida ficará 20,00 euros, e me perguntei será que existe um cartão com preço mais barato? E hoje vi seu post que me deu uma esperança no fim do túnel, depois vou ver se encontro um bilhete eletrônico que me dê um desconto!
Acontece exatamente a mesma coisa aqui em Lille, Eliana. Percebi que todo estrangeiro fica super confuso com o nosso sistema de cartoes, e que eu so sei dele graças ao meu noivo. E turista la teria paciência de pedir por reembolso de dinheiro que a maquina de cartao recolhe? Acaba pagando muito mais caro, mesmo. Achei que fosse um problema francês esse negocio de ser tudo confuso, nao imaginava que exatamente a mesma coisa acontecia por ai!
NBA, pois é...se engana quem pensa que ir e vir por aqui é baratinho, baratinho. Se é mais de uma pessoa, só em passagens de trem é o valor de uma compra de supermercado pro mês todo! E qualquer saidinha não é só bilhetes de trem. Você vai lanchar, comprar, beber e precisa ir ao banheiro rs ou seja, preparem os bolsos.
Eu tenho desconto para o trem e para o ônibus. Aliás o desconto do ônibus é vendido por uma empresa que não presta mais serviço na cidade. Ou seja, fui procurar o desconto para comprar no site da empresa de ônibus atual na cidade e não encontrei. Espertinhos eles, não? Se eu não procurasse com a ajuda do Google, estaria pagando pelas viagens de ônibus o valor integral. Tem que olhar bem, pois cada região da Holanda oferece um tipo de produto pros seus viajantes. O do trem costuma ser nacional, um desconto de 40% nas viagens pra vc e mais 3 pessoas que te acompanharem. Qq coisa, se quiser, me manda um e-mail que te dou um help.
O cartao de onibus daqui e quase igual ate com os mesmos problemas em relacao aos valores descontados rrs.Bjosss
Oi Eliana, pode ter certeza que aceito seu help. Vou te enviar um e-mail, obrigada pela ajuda.
Postar um comentário