A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nunca deixou de ser tão atual

Quando eu fiz o segundo grau, que na verdade foi o magistério (nossa, parece tão velha esta palavra rs) eu tive disciplinas muito interessantes.
Felizmente, nos meus anos de estudos, os professores não só ensinavam a matéria programada mas íam muito além. Nos instigavam a descobrir sempre mais e mais e nos mostraram o caminho para coisas e assuntos apaixonantes.
Uma das disciplinas que cheguei a estudar foi a "História da Educação" e foi lindo!
Foi nesta disciplina que conheci e estudei sobre Confúcio, um pensador e filósofo chinês que passou pelo mundo cerca de 500 anos ANTES de Cristo, numa época feudal de uma dinastia marcada pela desumanidade.
Já naquele tempo se analisava que uma sociedade só pode ser justa e de bem quando houver educação para todos. Educação esta voltada para o bem estar e valores morais. Não valores morais hipócritas, mas baseados em princípios de sabedoria. Confúcio era um homem muito sábio e muito a frente do seu tempo. Ele advogava por justiça.
Nem parece que estou falando de 500 anos ANTES de Cristo... Confúcio nunca deixou de ser tão atual.
E a sábia frase: "não faças aos outros o que não queres que façam a ti" é a base da ética da reciprocidade no Confucionismo. Imaginem se só isso fosse levado em consideração??? De quantos males seríamos poupados?

Mas eu queria era mesmo falar do livro que achei quando estávamos de férias no Brasil...aliás revirei a livraria toda e só encontrei dois exemplares.
Nem preciso dizer que estou me sentindo com um tesouro nas mãos.
Lembro do livro da professora, tão querida, era velhinho e todo remendado.



2 comentários:

Unknown disse...

Eli, posso te chamar assim?
Acredita que eu também fiz magistério, mas foi somente um ano. Acho que não era muito a minha praia e acabei trocando de curso. Agora o livro é uma novidade para mim. Fiquei curiosa para ler. :-)

Ana disse...

O pensamento de Confúcio é muito lindo, e realmente, nunca foi tão atual. Fiquei também curiosa quanto ao livro: me empresta? Rsrs. Beijos