A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O lugar é de quem chega primeiro

Então, vou começar o post avisando que o holandês, que levou o chapéu lá no aeroporto e que teve que ser até hospitalizado lá na China, não é o nosso amigo holandês de quem eu sempre falo aqui! Este é outro doido, sem noção que também acreditou no amor virtual. Assustador porque está cheio de gente caindo nestes golpes por aqui.

Mudando de assunto...

Quando começa a primavera e em seguida o verão, a cidade aqui tem uma programação de eventos culturais e até gastronômicos bem interessantes. Tá certo que alguns dos programas foram prejudicados pelo tempo que não colaborou este ano. Aliás, o balanço geral dos meteorologistas sobre o verão deste ano não foi nada animador. E olha que esta semana temos uma onda de calor pela frente. 

E o lado bom é que a Holanda fica vazia... a holandesada some para outros cantos da Europa e do mundo. Porém sempre ficam alguns e estes alguns...

Holandês é um bicho curioso...ainda não sei bem precisar a espécie que ainda me surpreende em tudo.

Um dos eventos que tivemos é um tipo de teatro em movimento a céu aberto. Muitos espetáculos legais, outros nem tanto, que acontecem pelo centro da cidade. E nestas vem gente de todos os cantos e países pra cá. Porém tem os holandeses também! rs
E é assim, lugar marcado não tem, o povo vai chegando e se juntando. Cada um que trate de procurar o seu lugar entre uma cabeça e outra para conseguir ver. Eu já fiquei atrás de muita gente, bem maior do que eu. Já consegui lugar pra sentar, já fiquei em pé, já fiquei frustrada e já tive sorte de ver tudo absolutamente bem. 
Num dos espetáculos haviam cadeiras para sentar, porém insuficientes. Tivemos que ficar em pé, numa fileira atrás de todo o público sentado. Nem achei tão ruim. Estávamos dentro de uma igreja e ficar em pé nos dava até uma visão privilegiada para ver a performance.
E a gente lá esperando a peça começar quando sinto alguém fincando o dedo bem no meio das minhas costas!
Eu odeio que façam isso comigo...odeio. Me sobe uma irritação instantânea do nada. Alguém me tocar, pelas costas, sem eu esperar. E não era só um toque. Foi um cutucão dolorido.
Olho para trás num repente. Era uma senhora holandesa e seu marido velho careca.
Ela me diz:
_ Hei...olha eu estou bem atrás de você e você está atrapalhando a minha visão. Não vê que sou mais baixa? Deixa eu ficar na sua frente.
Olha que criatura simpática.
Olhei para meu marido do meu lado, que olhou para baixo enquanto o velhinho o tocava no braço e dizia:
_ Hei, você é muito grande! Deste jeito não vemos nada.
Percebi a irritação imediata do meu marido. Ele simplesmente ignorou o velho. Eu fiz o mesmo.
Gente...eles poderiam ter buscado outro lugar. Viram que éramos altos. Por que ficaram atrás de nós???? Por quê? Com todo o resto da igreja ainda vago para quem quisesse buscar uma outra posição.
E o que os fez pensar que eles tinham direito ao nosso lugar????? Nós chegamos primeiro.
E do meu lado, uma senhora mais baixa. Ou seja, a tal senhora que estava atrás de mim, poderia muito bem ficar atrás desta outra senhora mais baixa. 
Eu fiquei me imaginando indo cutucar as costas de alguém já sentado e dizendo:
_ Saia daí que eu quero sentar! Me dê o seu lugar!
Logo em seguida, uma moça, do outro lado do meu marido. Simplesmente o empurrou pois queria fazer uma foto. Ela olhou pra ele:
_ Ai, você é muito grande! 
Por que não pediu licença? 
Parecia que o meu marido era o único holandês alto da Holanda!
Aliás é uma coisa ridícula...todo mundo filmando, fotografando exageradamente ao invés de prestar atenção na apresentação. Um horror!
É nestas horas que holandês para mim é muito arrogante e sem noção. Quando lhes interessam algo, eles não estão nem aí para ter o que querem.
E é por isso que eu não tenho mais dó de holandês que cai em golpe...porque eles ainda se acham os espertalhões.
Depois do ocorrido e eu ainda irritada com aquela abordagem, pensamos se deveríamos ter cedido os nossos lugares. Porém, até que ponto nós teríamos que nos prejudicar? Também não achei justo.
Enfim...tem holandês que não se enxerga.

2 comentários:

Anônimo disse...

Também odeio quando me cutucam, principalmente nas costelas! Detesto!

Adriana disse...

AHHAHAHAHHA manooooo q eu pensei em vc na hora q eu vi a reportagem. Ja estava achando que era seu cunhado HAHAHAHAHHAH.
Gente cutucando = morte.
Eu ate entendo q pessoas baixinhas tem o direito de enxergar (afinal eu ja fui em milhares de shows q eu quase nao via nada, mas tem q ter o minimo de educacao neh? Porra. Chega depois, quer tomar o lugar dos outros e ainda por cima sem um pingo de educacao? Tenso.

Bjss