A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A comida nossa de cada dia


Há pouco mais de um mês, meu sogro passou por um procedimento de cateterismo.
Ele já teve um enfarte há uns três anos atrás.
Desta vez, ele estava sentindo dores no peito e comunicou ao médico num dos controles periódicos no hospital. Felizmente, a tempo do procedimento salvá-lo de um novo ataque do coração.
Sim, era coisa de dias ou duas semana no máximo para ele ter outro enfarte.

Nós já observamos que eles não têm disciplina alguma com a alimentação em casa. Já começa por aí o problema. Junte-se a isso o problema de saúde da minha sogra que não tem cozinhado mais e meu sogro, que é de uma geração mais antiga, mal sabe fritar um ovo.
E daí que descobertas científicas, de uns tempos para cá, agora tudo ou quase tudo dá câncer.
Aqui tá todo mundo apavorado. Até o pão, queridinho dos holandeses, entrou na lista de produtos que devem ser controlados...aliás coisa que eu sempre achei errada mesmo, tal consumo exagerado.
E olha que aqui na Holanda não é nada impossível comer saudável. A qualidade dos alimentos é excelente, o preço justo e a variedade grande.
Bom, muitos pensam que se já chegaram até onde chegaram, este tipo de coisa já não faz mais a diferença. Nós somos o que comemos e se já começamos errado, mesmo que inocentemente, lá atrás, devemos é praticamente contar com a sorte mesmo daqui pra frente!
O meu pai, por exemplo, em tudo quanto era suco de fruta, colocava quilos de açúcar! A laranjada sempre melada. rs Nem a salada de fruta escapava, nem o achocolatado! Olha que horror!
Claro que nunca é tarde para se mudar padrões errôneos, pois melhorar a alimentação nos traz bem estar físico e mental. O duro é quando a pessoa já viveu uma vida dentro de um padrão e a mudança significa tortura. E quem quer morrer infeliz, não é mesmo?

Eu só sei que não se tem segredo, não. Ter uma alimentação saudável é encarar forno e fogão. Encostar o umbigo mesmo lá pia e colocar as mãos na massa.
Claro que eu entendo que hoje muita gente não tem tempo para estas mirongas, que isso é ainda do tempo da Amélia.
O que dizer hoje de crianças obesas?
Não tem milagre de super food não, minha gente. O milagre é a gente aprender a comer e isso dá trabalho sim! 
Tá de olho naquela torta pronta do supermercado cheia de chantili? Faça um bolo em casa, vai.
Não, não tem que ter neura, basta um pouco de bom senso, aprender mesmo a arte do equilíbrio, evitar os excessos.

E o meu sogro está nessa. Acha que nesta altura do campeonato, não precisa mudar seus padrões, vai dar muito trabalho.
Eu já indiquei um serviço de entrega de refeições em casa, balanceadas e voltado para pessoas que precisam ter uma alimentação equilibrada. Tomara que eles tenham feito, porque passar três dias seguidos comendo comida chinesa, não dá!

"Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer"  
   

4 comentários:

Carol Alencar disse...

Ihhhh è um assunto complicado mesmo!
Mas quando envolve a saude, TEM QUE!!! Nao pode ficar de capricho ne?
Meu marido tem colesterol alto (genetico) entao eu cuido super da alimentaçao dele. E è chato pra caramba, nao come quase verduras e legumes, mas aprendeu depois que casou comigo.
Eu faço espinafre refogadinho e com um creminho e ralo cenoura dentro e cozinho atè desaparecer... senao nao come! rs
Pior que criança!
Ai a gente vai na mae dele, ela faz frango no forno (veja so... no forno... deveria ser sequinho ne???) cheioooo de oleo (acho que no pirex tem 1 copo de oleo queimado abundante).
Ai fica dificil ne.
Eu me alimento super bem, mas tem epocas quando estou sozinha em casa, que compro batata frita congelada e aqueles palitinhos de peixe (tudo pre frito ne), que eu coloco no forno e nao cozinho!
Mas depois fico me sentindo mal (por nao ser abituada a comer) e com culpa porque fala serio ne...me deixei vencer pela preguiça! rs

Milena F. disse...

Esse assunto é muito delicado... Quantas vezes jah tive atritos com a minha familia, que come tudo com muito sal? Minha mãe com graves problemas de hipertensão (a alta jah chegou a 26 e ela nas urgências), mas de jeito nenhum eles não reduzem o sal, dizem que a comida fica sem gosto.
Quando conheci meu marido ele não usava mais sal, nem tinha em casa. Comprei, mas um pacotinho me dura 3 anos! Uso outros temperos e não sinto mais nenhuma falta.

Sandra disse...

Esse é um tema muito importante, delicado e dependendo da pessoa, complicado! Porque, realmente mudar todo um hábito alimentar (mesmo que ele seja errado, é difícil). Eu nunca gostei de comida mal feita (digo fritura nadando no óleo, fast foods, comidas semi prontas e etc...) por isso aprendi a cozinhar. Você tem razão em dizer que pode dar trabalho, mas hoje em dia existem tantos sites e vídeos ensinando a cozinhar pratos rápidos e práticos, que só é preciso mesmo boa vontade para aprender e por a mão na massa.
A irmã de uma conhecida minha tem um filho. Um menino, que segundo ela, "só come salgadinhos e não gosta de comida". Comentei isso em casa e minha tia na época disse que ela é quem não cozinhava pra criança!! Fique passada! O menino já era gordinho na época. Espero que ele tenha conseguido mudar a alimentação. Melhoras para o seu sogro!!

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Gosto muito desse tema e, embora seja péssima cozinheira, procuro privilegiar a comidinha feita em casa em detrimento dos industrializados. Sei que é difícil o equilíbrio, especialmente entre os mais jovens e os mais velhos, mas procuro fazer a minha parte para que a família tenha uma grande variedade de bons nutrientes e possa, sem culpa, cometer alguns pecadinhos, porque, como você disse, ninguém quer morrer infeliz e comer é realmente um grande prazer!
Bom fim de semana!