A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Trem na Holanda


O trem é o principal meio de transporte aqui na Holanda e motivo de muito orgulho pela sua infraestrutura e bom funcionamento.
Porém, com o passar dos anos... 
Então é que sempre tem, claro, ajustes e, obviamente para cima, nos preços das passagens. 
Torná-se cada vez mais caro sair assim de trem para ir a algum lugar, passar o dia fora. Se for uma família numerosa então, vai pesar muito no bolso. E vamos combinar que não é só a passagem de trem, tem o ingresso do local, os lanches, as bebidas. Não é à toa que muita gente leva tudo na mochilinha para não ter estes gastos extras.
Viajar também nos horários de pico é uma coisa que deve ser evitada. Normalmente, a coisa é tensa pelas manhãs até às 9 horas e, depois, recomeça por volta das 16 horas. Se você não quer correr o risco de viajar feito sardinha em lata e sem lugar para sentar, evite estes horários.

Tenha sempre um plano B. Procure conhecer seu percurso e uma possível alternativa. Tem-se tornado frequente o surgimento de imprevistos durante uma viagem. E os avisos são dados apenas em holandês. Sempre procure um funcionário uniformizado para pedir informações.
Outro dia, na estação de Zwolle, cancelaram muitos trens, assim do nada e de um vez só. Foi um quiprocó. Eu já estava sentada dentro do trem, esperando. De repente vem o comunicado de que todos deveriam desembarcar porque o trem não seguiria mais viagem.
Plano B eu tinha, mas o trem também estava cancelado.
Muita gente idosa, com malas. Nestas horas travam escadas rolantes, ninguém acha elevador.
Consegui encontrar uma funcionária que me informou de que haveria ônibus para levar os passageiros.
Gente, quantos lugares tem um busão?
Corri feito uma louca, pois não queria perder o único ônibus que tinha aparecido por lá. E eles não levam passageiro em pé.
Foi uma loucura e eu, super cansada, um dia de calor intenso.
Resumo da ópera: 3 horas de viagem para um percurso que dura apenas 1 hora.

Ahhh viajar sem passagem também é muito tentador. Porém se você for pego, prepare-se: a multa para quem viaja sem passagem duplicou de valor e custa agora 70 euros e some-se aí o valor do trajeto percorrido.


Outros problemas têm ocorrido e um deles é a violência.
Há, na maioria, relatos e denúncias de agressão aos fiscais do trem quando estes tentam aplicar a multa em gente safada.
Tem também o problema comportamental dos passageiros. Vândalos que andam em grupos tocando o terror, fazendo algazarra, perturbando o espaço dos outros e ai de quem abrir a boca para reclamar. 
Lendo as notícias estes dias, rolou a maior pancadaria no trem quando um senhor chamou a atenção de alguns garotos para que fizessem silêncio. Outros passageiros se solidarizaram ao senhor agredido e o pau comeu solto dentro do vagão até a parada na estação seguinte. Uns dois ou três foram detidos mas a maioria conseguiu se dispersar.
Eu não costumo viajar sozinha, fora de hora, mas algumas vezes já peguei trem depois das dez da noite e oh, falo para vocês que viajei tensa. E quando via que estava sozinha num vagão, até sentia um certo alívio e torcia pra subir ninguém.
Então fique atento.


Agora nesta época do verão a empresa de trem faz várias promoções de passagens com ingressos incluídos, lanches ou pernoites em hotéis.
Há lojas autorizadas que vendem passagens bem mais em conta que podem ser usadas por até duas pessoas num determinado período do ano. Só precisa estar atento às regras.
Se o seu trajeto inclui paradas para trocar de trem, veja bem os horários, a plataforma correta, pois muitas estações são grandes, têm muitas escadas e o elevador nem sempre está assim perto. Já corri muito para ver o trem sair bem debaixo do meu nariz! OOOOOOdeeeeeeeeeoooooooo
O jeito é manter o bom humor e em caso de se sentir lesado por causa de atrasos e falta de trem, há como pedir o dinheiro da passagem de volta. Basta entrar no site da companhia de trem e regsitrar a sua ocorrência.
Enfim...tenham todos uma boa viagem!

3 comentários:

Gabi disse...

Eu ja viajei de trem ai duas vezes, e na primeira fiquei bem tensa. Eu comprei um trem saindo 6 e pouco da Centraal em Amsterdam, mas no ticket não explicava que eu teria que fazer uma baldeação num lugarzinho logo depois de Amsterdam. Então quando o trem parou, um cara veio e falou: acho que vc tem que descer aqui. Eu fiquei na dúvida, mas acabei descendo do trem no escuro (era janeiro, friozão) e confiar que em 8 minutos outro trem chegaria naquela plataforma em que eu estava SOZINHA, rs. Passei um nervoooso!

Sandra disse...

Aqui o transporte por trem é muito eficiente e pouquíssimas vezes há atrasos. Porém está mesmo cada vez mais caro andar de trem!! O jeito é comprar, quando possível, tickets com antecedência e aproveitar as promoções.
Tarde da noite, principalmente nas estações grandes tem sempre um pessoal mais "mal encarado", rs... mas graças a Deus eu até hoje não sofri nenhum tipo de problema ou violência nos trens. Mas, quando eu perco o trem, o jeito é mesmo não esquentar e tentar manter o humor, rs.. O que não tem remédio, remediado está! Bjs

Ana Célia disse...

Nossa, essa de rolar pancadaria em trem na Holanda é novidade pra mim!
Qdo morei aí eu presenciei gente sem noção falando alto, crianças chatas pentelhando e os pais nem aí, mas chegar a esse nível de violência?
Que coisa!
Mas que andar de trem na Holanda é caro, isso é. Ainda mais pra quem não tem cartão de desconto! Promoções são sempre bem vindas! hehe

bjo!