A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 24 de março de 2015

Se é pra ser, que seja



"Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos."

Este mês eu completei dez anos na Holanda.
Mais do que os quarenta anos de vida, completos há dois meses atrás, os dez anos na Holanda me fizeram refletir mais.
Há dez anos, cheguei neste país, eufórica, feliz mas não cheia de planos.
Sério, eu não tinha planos. Não os fiz.
Cheguei junto com a primavera. 
Sabia que teria que ir para a escola, aprender o idioma - o qual eu ainda não domino - e depois, com o seu devido tempo, me encaixar no cotidiano da vida em um outro país. Tudo me parecia óbvio e normal.
Será que foi meu erro não ter traçado um plano? Fui inocente em achar que teria bagagem suficiente para começar do meio por aqui? Bom ter até que tenho, mas seria tudo isso aceito, reconhecido assim, numa boa?
Por muitas coisas eu não esperava. E nem o marido. Para ele também foi uma aventura. Ele não conhecia de fato o outro lado do país dele. Claro, ele holandês, inserido com sucesso na vida por aqui. Estudado, formado, família, trabalho... tudo o que eu tinha igual no Brasil! Por que teria que ser diferente comigo?
Os primeiros anos foram os mais difíceis, aliás. Primeiro, pelos acontecimentos inesperados e, segundo, acrescente aí, acontecimentos nunca antes imaginados pra alguém que acaba de mudar de país.
Se pensei em desistir? Voltar para trás? 
Às vezes, algo aqui dentro remoía, como, às vezes, acontece, ainda. Somo seres que nos questionamos o tempo todo, nos preocupamos com o futuro, do que será, do que está por vir. Porém, de uma coisa eu tinha certeza: da minha escolha de viver com ele. Se ele não fosse o que ele é, com certeza, teria arrumado minhas trouxinhas e bye bye Holanda. E sempre nos lembravámos porque tínhamos optado em viver na Holanda e que, apesar dos pesares - que é quase sempre um bom emprego pra quem tem uma boa formação - a nossa opção estava dentro do que esperávamos para nós dois.
E assim fomos levando, superando juntos os tais momentos difíceis. E isso nos ligou de um jeito que coisas que aborrecem fácil outras pessoas, para mim passa batido, porque eu olho para dentro de mim e depois para o que construímos e temos juntos.
Outro dia escutei do meu primo que ele ficava feliz em ver que a minha relação estava dando certo. Mas ele falou de um jeito como se tudo tivesse começado ontem. Eu o lembrei dos quase dez anos completos e ele se assustou! Bom, talvez dez anos para ele não seja muito, já que ele mesmo, depois de catorze anos de um casamento super bem sucedido aos olhos de todos - ele e ela, super profissionais de carreiras consolidadas - ruiu, sem deixar pedra sobre pedra.
É claro que eu me aborreço com muitas coisas aqui, sim! No Brasil, com certeza, isso também seria uma realidade.
Abri mão de muitas coisas, abri, mas não sou menos feliz por isto. A gente sempre acha caminhos alternativos. E o que eu tinha de fato? Na época, isso não pesou, porque me arrependeria?
E não dá para se torturar com aquele pensamento de que como seria se eu estivesse no Brasil. Poderia ser igual, poderia ser diferente, poderia ser ruim, poderia ser bom.
O que vale é o aqui e o agora.
Tem muitas coisas na vida que a gente planeja, almeja mas não depende só de nós para que elas se tornem realidade. Isso é um fato. Ainda mais num lugar ao qual você não pertence. Somos dependentes de uma infinidade de variáveis dentre as quais a de estar no lugar certo, na hora certa!
E depois de dez anos, estou no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa.
Isso me faz feliz! O resto é detalhe, é acontecimento, é vida que vai, que segue como tem que ser.

"Se a sua vida for a melhor coisa que já te aconteceu, acredite, você tem mais sorte do que pode imaginar."

7 comentários:

rose disse...

Parabéns ao casal pelos dez anos.

Eliana, gostei muito do seu texto, principalmente o último parágrafo, LINDO :)

Um grande beijo

rose disse...

Eliana,
Voltei pra te dizer que adorei o seu comentário hoje no blog da MA.

No caso da Juju a coisa rola com certa facilidade, quero ver quando chegar a hora da Laura marrentinha ahahaha.

Bjs

Gabi disse...

Texto lindo, e conclusão mais linda ainda. O assunto mudança está na sala de casa, e eu fico feliz de ver que, com amor, tudo vale a pena. To precisando desses empurrões. Parabéns pelos 10 anos de Holanda!

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Que lindo texto, que bela reflexão! Bem viver com as nossas escolhas é uma arte! Parabéns!

Sandra disse...

Parabéns pra vcs pelos 10 anos!! Não que eu seja contra fazer planos, a gente pode até fazer, mas ai vem a vida e muda tudo... O importante é ser feliz agora! Bjs

Luana disse...

Sera q um dia eu farei 10 anos de Belgica? Sera que eu farei um texto tao legal quanto o seu? Veremos! =)

Eliana disse...

Pessoal, o recado vai por aqui, pois parece que tenho um problema com a página de edição de textos!!!! Espero que assim como o problema apareceu, que ele também suma! rs

Obrigada pelos recados!!!! E tenham um poquinho de paciência!!!!

Bjs,
Eliana