A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Algumas considerações


Sabe, pode parecer esnobe da minha parte, mas deixa eu fazer algumas considerações.
Às vezes, penso que é uma provação. Eu não gosto de ter que negar as coisas e, normalmente, eu acabo cedendo mesmo quando a coisa não é do meu interesse. Afinal, a gente pensa que não nos custará nada mesmo. É fácil, rápido, vamos lá...
Tenho aprendido que ajudar é uma coisa, mas ser feita de boba é outra. Quando você se "prejudica"e se mete em frias por causa de assuntos que só dizem respeito as outras pessoas, o certo e coerente é você dizer não e pronto.
Eu nunca me ofereci para tomar conta da filha dela. Nem eventualmente. E ela, quando deixou o baby fone na minha mão, nem me perguntou se eu queria ser paga ou combinar algo pelo fato dela ter mil trabalhos voluntários na rua e precisar de alguém pra ficar com a menina. Nada.
Depois, quando eu disse que cobrava, ela não apareceu mais.
E, quando veio fazer a tal proposta indecente, confessou que já tinha duas pessoas que cobravam cinco euros por hora para ficar com a menina dela quando ela precisava e que ela poderia me pagar este valor.
E eu achando que ela não sabia o esquema aqui na Holanda. Tolinha! A mulé tava querendo era me dar a volta mesmo!
É um jogo emocional muito pesado, é! Ainda mais quando você se toca de que a pessoa em questão é uma profissional da área de marketing. Ou seja, ela joga comigo o tempo todo! Usa de técnicas frias e calculistas, como uma vendedora querendo te vender uma porcaria como se fosse artigo top de linha. E é, assim, percebendo estas táticas que eu fico mais louca da vida ainda! 
Ela usou a menina, usou de encontros casuais - eu acho que ela me seguia mesmo - e quando eu via, ela brotava na minha frente como se fosse algo casual.
Quando eu estava saindo ou entrando, lá estava ela na porta, sempre com uma conversinha mole e os convitinhos pra tomarmos café.
Para parecer igual, ela concorda sempre com sua opinião. Ou diz saber pelo que você passou, porque com ela aconteceu igualzinho.
Curiosa até e sabe pedir sua opinião como se ela realmente precisasse de seus conselhos.
O lance é não se deixar envolver e pensar no seu lado também, oras! É uma negociação, simples, fria e objetiva.
O meu cunhado holandês que é mais ou menos da área dela, conversou comigo. Porque eu levei o assunto pro conselho de família holandesa e até nos rendeu boas risadas. Galera geral horrorizada.
Afinal ela é vizinha, melhor manter a relação amigável.
Olha gente, os holandeses sabem fazer certas coisas tão bem feitas que é de deixar a gente boquiaberta.
Teve gente que reagiu surpresa de como eu poderia recusar um "trabalho". Ok, realmente é um trabalho como qualquer outro, porém não me convém. Ainda estou numa situação capaz de poder decidir e escolher o que e o que não me convém fazer. 
E se é para ocupar o tempo, garanto que eu sou muito boa nisso e sei me ocupar muito bem no meu dia a dia.
Mas é isso, aí! Não deixar a peteca cair!

4 comentários:

Renata disse...

Sempre tem algum tentando fazer a gente de babaca e dando aquele "pitaco" desnecessário. Eli vc se livrou de uma boa....
Bjokass

Adriana disse...

Q vizinha hein? Se eu fosse vc eu nem aceitaria ir tomar um cafezinho, vai q ela te prende lah para vc tomar conta da filha ehehheheh.

Anônimo disse...

Q louca essa mulher! Essa é forte demais pra mim, eu no se lugar tirava sempre o corpo fora, sabe-se lá o que ela entende por limite.Mas pra mim já está passanda.

Carol Alencar disse...

Concordo com vc Eliana!
Se nao nos convem nao tem pq girar e regirar a fritada!
Mas o lance dos encontros "casuais" eu nao sabia!!! Que loucaaaaa genteeee
Vc fez bem!