A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

domingo, 16 de novembro de 2014

O que anda rolando na TV holandesa

Aqui os programas de TV têm suas temporadas, nada perdura para sempre como Faustão, Fantásticos, aos domingos, por exemplo.
Há programas que vão e que vêm e mesmo que sejam os mesmos, voltam com um ar renovado.
Eu gosto de uns, que vou citar aqui, e que passam nesta época. Eles são semanais, têm os seus dias na semana certos para serem transmitidos. Eu me atrapalho, às vezes, porque esqueço de ver ou quando lembro já passou do horário.
O que mais me diverte no momento é o "Maestro". 
Personalidades holandesas são convidadas a reger uma orquestra. Atores, apresentadores de TV, cantores, advogados e por aí vai, sem nenhum ou qualquer conhecimento sobre o que irão fazer. É muito engraçado. Inclusive, ano passado fomos a uma gravação do programa para ver de perto. É muito hilário!
Há três jurados e um deles é maestro mesmo. No fim de cada programa, os dois piores maestros da noite são julgados pela orquestra, que decide quem deve continuar e quem deve sair do programa.
O apresentador da foto é o simpático Frits Sissing.



Outro programa que eu gosto muito de ver, se chama Memories.
Dizem ser o programa mais romântico da televisão.
As pessoas, tanto homens como mulheres vão em busca de alguém que marcou a sua vida, na juventude e por algum fato, acontecimento do destino estas pessoas se desencontraram, se separaram.
Olha, é cada história que as novelas da Globo não chegam nem aos pés.
Eu também gosto muito da apresentadora, Anita, pois ela segura as pontas e tem uma delicadeza, uma empatia para lidar com as pessoas que é difícil ver nos holandeses em geral. Ela conduz tudo muito bem, porque tem história triste gente, de deixar a gente arrasada.


Ahhh e agora tem um completamente novo: BaanBrekers.
Eu acho que eu tenho que me inscrever nele! hahaha
É um programa até interessante, mas eu acho que é meio show de auditório. Enfim...
Objetivo: encontrar o funcionário certo para a sua empresa e, claro, ajudar também as pessoas desempregadas.
O apresentador, Bas van Werven, é mais contido, mas a apresentadora, Dyanne Beekman, é meio espalhafatosa, mas acho que faz parte do show, mesmo.
De um lado estão os empregadores e dos outros os loosers ops, desempregados.
Tem uma mesa lá com três recrutadores que analisam os empregadores e os candidatos ali, na cara dura. rs
Tem muito empregador querendo funcionário que não existe e muito desempregado que não sabe mais o que fazer (oi, sou eu?)
Olha gente, confesso...ver este programa me dá uma certa descrença! hahaha


E um outro programa que apesar de tratar um assunto super pesado: pacientes em fase terminal, é muito bem conduzido e até cheio de esperança e otimismo diante das circunstância da vida.
Há um grupo de pessoas, de várias idades, que estão/foram acompanhadas pelo programa para mostrar como elas lidam com o fato de saber que têm os dias contados.
Três deles já se foram, conforme os programas vêm mostrando, vitimados pelo câncer. Não segui todos os capítulo, porque esqueci e também porque o horário dele é bem tarde.
O programa se chama Over mijn lijk e é apresentado por Patrick Lodiers.
Eles decidiram que viveriam e que irão viver até o último momento.
O que mais me impressiona é a moça, de 35 anos, casada e que tem um filho de 2 anos apenas. Ela já deixou de trabalhar.
Enquanto temos o direito de seguir em frente, eles sabem que terão a vida interrompida.
É uma coisa pra se pensar, não é?


3 comentários:

Ana disse...

Interessantes esses programas! Maestro parece hilário, mesmo, haha...
Vocês também têm que pagar taxa de televisão por aí? Aqui é a maior razão por que eu não vejo tevê, haha.
Boa semana pra você! :)

Vivendo aqui na Holanda disse...

Ana, há os canais públicos e abertos, mas são apenas 3.
E sim, se vc quer mais canais tem que fazer assinatura. Aí tem que pesquisar e encontrar a melhor opção em termos de custo e benefício. Nós só fizemos assinatura de TV, via antena, sinal digital mesmo, sem esta de cabo com internet e telefone porque encarece bem e nem sempre vc vê todos os 200 mil canais que eles oferecem.
Se vc mora em casa, veja a opção de uma antena parabólica...aí sim tem muitos canais de quase toda a Europa e até do Brasil (record) pra assistir, abertos e olha que o custo compensa bem a longo prazo.
Mas de repente vcs encontram uma opção de só TV e baratinha. Bjs

Marcela disse...

Que interessante, fiquei com muita vontade de assistir o Memories. Adorei o post, fiquei com vontade de fazer um com a versão da TV daqui hehe

beijos!