A "Mudança para a Holanda" já aconteceu há alguns anos.
Hoje já tenho uma certa rotina mas, ainda, com algumas coisas novas... assim é a vida.

Muitas coisas aconteceram... nascimentos, amizades novas e fortes, outras frágeis e desfeitas.
E vai-se vivendo e aprendendo, ou não...afinal quem é perfeito? Eu tento...
E a vida ainda segue, meus caros, no "Vivendo aqui na Holanda"...
Seja bem vindo(a)!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

As crianças que não são minhas

Eu não tenho crianças em casa.
Eu não tenho problemas em receber crianças em casa, ao contrário. 
Tem crianças que vêm aqui e eu reconheço que são uns amores, bem educadas e que sabem se comportar. Sim, estas crianças existem!



Porém, eu tenho problemas com os pais das crianças! Pronto, falei!
Claro que eu não espero que uma criança fique sentada no sofá, sem se mexer, sem falar, sem tocar em nada. Claro que não!


Se a criança quiser andar pela casa, tudo bem. No entanto, espero que o pai ou a mãe fiquem de olho no pimpolho - que nem é assim uma criança tão novinha - porque, simplesmente, não se confia numa criança, ainda mais na casa dos outros. 
Se não quer ter preocupação, não leva o filho. Ponto! Caso contrário, tome conta do seu filho, por favor.
Não precisa tirar os sapatos para entrar na minha casa. Agora, se você sabe que seu filho brincou na areia antes de vir pra minha casa, é óbvio que ele vai ter kilos de areia dentro dos sapatos. Então, esperá-se o mínimo de bom senso: tirar os sapatos da criança e limpá-los.
Quando olho, vejo rastros de areia pela sala. A mãe sentada, olhando. Nem se mexeu. Eu não tive dúvidas, comecei a limpeza na cara dela mesmo. Poxa...não vê que a minha casa estava limpa?
Sirvo o café e eles deixam a criança pegar a xícara cheia, ou mexer, pegar o açúcar e fazer aquela lambança. Deixe seu filho fazer isso na sua casa. Eu sei que a criança está em processo de aprendizagem, de descoberta do mundo, quer se comportar como um adulto. Mas não deixe ele sujar toda a mesa que a sua anfitriã arrumou com toda boa vontade.


Ahhh a comida...não deixe que seu filho brinque com a comida na casa dos outros e depois jogue quase o prato todo no lixo. Ainda mais quando você sabe que foi o anfitrião mesmo que cozinhou. Tenha consideração. E jogar comida fora, ainda mais fresquinha, é pra mim um pecado enorme e uma tremenda falta de educação. Eu prefiro que a mãe me diga que a criança não gosta, que não quer comer e pronto. Ou coloque pouca comida no prato e eu prefiro que a criança peça mais se quiser. Não é vergonha nenhuma repetir o prato.

Se você disser que seu filho não pode isso ou aquilo, por favor, seja firme e se a criança desafiar, faça ela ficar sentada do seu lado. Se ela levantar, faça ela voltar e se sentar de novo. Não sei que poder você tem sobre seu filho, mas por favor, na casa dos outros demonstre um mínimo de controle com a situação. 
Evite gritarias, correrias na casa do seu anfitrião. 


Seja consequente em casa com a atitude indevida que seu filho teve durante uma visita. Porque só prometer castigos e não cumpri-los, de nada adianta. A criança sempre sabe até onde pode ir. E ela vai longe, bem longe se você deixar. Não precisa ser o CASTIGO, mas algo de não deixar ver TV quando chegar em casa, por exemplo.
Adoro pais que dizem que os filhos se comportam tão bem em casa e dizem, na maior cara lavada, que não entendem porque eles estão agitados daquele jeito. Pô, conta outra, né? Tá na cara que a criança faz o que bem entende, na hora que quer e nada acontece. Por que na casa dos outros seria diferente?


Quando vejo, o telefone na mão. Vou lá e tiro. Daqui a pouco, a criatura pega o meu celular. Vou lá e tiro. Daqui a pouco, a criatura some e a mãe sentada. Eu vou atrás, porque penso que a criacinha já comeu o meu anticoncepcional achando que eram balinhas! Sério! Eu tenho que ir atrás. A mãe confia, acha que o filho não mexe em nada.
Quando o encontro, está tentando ligar o meu computador.
Se você acha que seu filho entende tudo de computador, ótimo, mas em computador de outra pessoa não se mexe. São objetos de valor, objetos pessoais. Eu não mexo nem no computador do meu marido e vice-versa, quem dirá uma criaturinha mexendo em nossos computadores?!?!
De volta, na sala, ela pega um relógio perto da TV e o derruba no chão, o desmanchando em pedaços. Por sorte, a mãe conseguiu montar o aparato e tá funcionando. Artigo barato, é, mas é meu, tem valor sentimental. Se quebrasse, ela podia me oferecer um relógio de ouro no lugar e eu não ficaria nem um pouco feliz.
Tem gente que diz que seguro é pra isso, debocha. Eu não aceito este tipo de comportamento.


Sofá! Sofá na casa dos outros não é trampolim. Se ele faz isso na sua casa, problema seu, mas não deixe que ele detone o sofá da casa dos outros.


Se o seu filho tiver algo comestível nas mãos. Fique de olho! Se ele suja a parede da sua casa, o sofá, o vidro da porta na sua casa tudo bem, mas na casa dos outros, é muito chato, pode crer!

E se a TV ajudar a distrair a criaturinha, não tem problema nenhum. Eu ligo a TV, mesmo porque, muitas vezes, é assim que os adultos conseguem conversar em paz. Não vejo nenhum pecado mortal deixar a criança ficar calminha vendo o seu desenho na TV na minha casa.
Leve um jogo, um livro, o SEU tablet, um brinquedo pro seu filho, ainda mais se você sabe que os anfitriões não tem filhos. Afinal, é óbvio que ele vai se entendiar se não tiver uma distração.
Ensine a criança a conversar, a bater papo. Tenha diálogos com seus filhos em casa. Faça ele contar sobre como foi o dia na escola. Conte a ele como foi o seu dia! Se for uma criança maiorzinha, vá dando pequenas tarefas na cozinha, enquanto se faz o jantar, por exemplo. Em vez de deixar a criança vidrada na TV ou no tablet. Isso é socialização e se começa entre os membros da família.



No banheiro, dê uma espiadinha na sua criança, mesmo que ela já seja grande, saiba se limpar sozinha, sabe dar a descarga e lavar as mãos. Pode crer, você nunca sabe o que ela é capaz de fazer.
Quando fui ao meu toilette notei o sumiço de pequenos objetos decorativos. Hummm, fiquei meio assim... olhei do lado e quando vejo tudo no chão, atrás do vaso! Pode isso? Me diz por que a criança faz estas coisas? Cabeça de vento? Imaginação fértil?
Me lembro que a gente se juntou no banheiro na casa alheia, só a criançada. A gente tinha tudo uns 7,8 anos. A idéia não foi minha, mas eu fiquei lá olhando a prima fazendo um experimento espirrando o desodorante da mãe em direção a uma chama que saía do isqueiro! Podia ter acontecido uma tragédia, podia! E nenhum adulto foi atrás da gente. O desodorante acabou e logo a brincadeira também...fomos fazer outra coisa! rs

Eu gosto de crianças. Juro! Faço pipoca, bolo, faço o que for possível pra agradar. 
O que eu não aguento ver é a passividade dos pais e a falta de limites.


Uma coisa é o mundo dentro da sua casa, outra é o mundo fora da sua casa e, aí, esbarra já no espaço de outras pessoas que não são obrigadas a engolir as malcriações e o mau comportamento dos filhos dos outros na própria casa.

Eu já fui na casa dos outros e, assim como eu, outras pessoas sem filhos é que ficaram de olho nas crianças dos outros, porque os pais não estavam nem aí! 
Tem pai e mãe que acha que as crianças que se entendam, que elas precisam do espaço delas! Concordo! Porém é bom monitorar, sempre. Uma criança não tem noção de perigo, não tem noção de alguns riscos.
A criança quase despencando escada abaixo, mordendo outra, enfiando o dedo no olho, beslicando o irmão menor e NINGUÉM - os pais, claro - olhando!


Ahhhh... e o irmão menor?!?! Os pais têm certeza de que o irmão maior é o ser mais amoroso do mundo para com o irmãozinho. Ohhh inocência! Já vi cada coisa - tapa na cabeça, beslicão na cara, puxão de cabelo, de orelha, mordida, murro nas costas, empurrão, cotovelada, colocar o pé na frente pra tropeçar - no segundo em que a mãe ou pai piscaram, se viraram e foram fazer outra coisa.
Não delegue sua responsabilidade de mãe e pai ao seu filho mais velho. Ele não tem obrigação alguma de tomar conta do irmão mais novo.

Olha gente, é só um dasabafo e a preocupação que, hoje em dia, parece que os pais não têm autoridade alguma com os filhos. E as crianças já são bem crescidinhas. E isso, eu acho muito perigoso, porque em que tipo de adulto esta criança vai se transformar?
É isso! Tá falado e sem ressentimentos.
E, acreditem, eu já fui criança!

16 comentários:

Sandra disse...

hahaha, não sei se o post é pra dar risada ou pra chorar, rs..
Eu e minhas irmãs fomos criadas sabendo que na casa dos outros tinhamos que nos COMPORTAR. E assim foi!!
Realmente tem mãe que parece que tem paralisia nestas horas... eu, se tivesse filho morreria de vergonha se ele fizesse alguma dessa na casa dos outros. É claro que cça é uma caixinha de surpesas, mas falta de educação não tem desculpa. Espero que a sua casa não tenha desmoronado :-). Bjs

Carol Alencar disse...

APLAUSOS!!!
Super concordo com cada palavra sua.
Tb nao tenho filhos, mas nao suportoooo essa passividade dos pais de hj em dia.
Menina, se vc visse a minha cunhada (minha sogra tem uma filha do segundo casamento) de 14 anos... grita igual uma desiquilibrada com os pais, como se fosse uma garotinha de 1 ano, manda os pais pra aquele lugar... e eles??? Nao fazem nada, acham tudo lindo, normal... eu digo ao marido, se fosse filha minha jà nao teria dentes na boca ha tempos (hihihi to brincando), mas pera là ne... tudo tem limite nessa vida.

lili disse...

COBERTA DE RAZÃO! Os pais andam deixando as rédeas muito frouxas, mas achei que na Europa fosse diferente, por ser tudo mais formal que no Brasil.

Ma disse...

É isso mesmo, concordo com tudo que vc escreveu! eu sou mãe, mas detesto criança mal educada, não acho nada engraçadinho. Mas vai ter muita mãe torcendo o nariz pro que vc escreveu com a desculpa de "Ah, ela não sabe de nada , porque não tem filhos". Essas são as mães que não tem força de educar, porque educar dá um TRABALHÃO! Mas eu crio as meninas pra viverem em sociedade e não pra sociedade fazer as vontades delas. Minhas filhas não dão trabalho nenhum, na casa de ninguém, porque eu ensino e também porque se elas não obedecerem eu pego a bolsa e vou embora. Elas sabem disso muito bem e por isso eu posso ir na casa de qualquer pessoa, restaurante, sem o menor problema. Claro, levo um monte de distração. Olha, poderia escrever um tratado sobre esse tema, porque o que vem de criança mal-educada aqui em casa...Meu sofá tb não é trampolim! hahahahBjs Ma (www.seguindoahistoria.blogspot.com)

Ma disse...

Gostei tanto do seu post que vou me inspirar pra escrever um tamb'me :) Bjs!Ma de novo :)

rose disse...

Eliana, adorei o seu post. Concordo com absolutamente tudo que escreveu. O comportamento das crianças é o reflexo dos pais.
Bjs

rose

Anônimo disse...

Eu já fui essa anfitriã em vários momentos descritos, mas não todos em um só visita, não! É dose pra leão. A hora da comida, me tocou fundo, lembranças horríveis com o filho dos outros.
Com as minhas acho q a pior vergonha foi também na hora da mesa, a pessoa preparou o nosso jantar, serviu a mesa e na hora de sentar vem a menina e solta, "só isso?", por uma fração de segundos eu morri, mas ela ficou sem jantar nesse dia.
Agora o q de tudo eu acho mais estranho é a incapacidade dos pais pra o NÃO hoje em dia, para o castigo. O medo de serem julgados se o fizerem. Acho estranho, pois está claro q a coisa sem limites não está funcionando e em lugar de agir os pais esperam a fase da criança passar. Há uma confusão nisso tudo não acha?
Mas me diga, tudo isso passou numa visita só?
Bj

Eliana disse...

Rosa, foram visitas diferentes e em diferentes ocasiões. Crianças, inclusive, de faixa etária diferentes também.
Eu não fico com raiva das crianças, não! Eu fico doida é com a paspalhice dos pais.
Nem ligo se a criança fala algo fora de hora...o que não vale é malcriação mesmo.

Ma, é bem por aí. Tem pai, mãe que debocha na sua cara e diz que é a gente que não tá acostumado com crianças, que crianças é assim mesmo! Ah não, não é mesmo. Criança não é tudo igual, não, graças a Deus!

Educação é uma coisa que a gente precisa ter pra poder passar e a Dona Rose disse bem!
Se eu sou ou não sou mãe, isso não tem nada a ver. Porque eu posso resolver ter filhos amanhã, e daí? Vou ter que ralar se quiser que meus filhos sejam bem educados.

E quando você vai chamar a atenção da criança? O pai e a mãe pulam na frente, mas no sentido de protejer a cria do que fazer com que ela pare de fazer traquinagens e aprenda a respeitar a outra pessoa. Eu acho que tem que deixar a criança escutar sim o que o outro adulto tem pra falar. Isso é deixar a criança amadurecer. Que outras pessoas estão prestando atenção nela e que as suas atitudes tem consequências. Super proteção é demais pra minha cabeça.

Mas, enfim...pais conscientes são raridade hoje em dia. Educar não é fácil e sabe educar é mais complicado ainda, mas sorte daqueles que tem a cabeça a aberta e estão dispostos e encarar a maternidade/paternidade não pensando só em certo e errado mas em atitude hoje e sua consequência no amanhã.

Carol, tô passada, a sua cunhada é uma moça já, quase adulta! Caramba!!!!

Ingrid Gomes disse...

Eu nunca gostei de criança, nunca fui a tia bacana,nunca dei bola pro filho dos outros, tratava bem, era gentil mas nada além disso kkkkk
E ai que ironia, virei mãe!
Agora eu até gosto de criança mas oque eu não gosto mesmo é dos PAIS porque descobri que ELES são o problema.

Aqui em casa damos a melhor de nós dois pra educar nosso filho e te digo, o resultado foi bom, o moleque é um querido. Ele nos escuta e sabe que tem hora e local pra tudo, há quem diga que vai mudar, sim porque vida de mãe é assim, vc educa seu filho e a fia que não educa vem te dizer que com o tempo o seu vai piorar!
Mas por hora vejo que a dedicação e respeito que temos com ele tem surtido bons efeitos.

Eu amei o seu texto, poderia ter sido autora dele. Odeio pequenos reis, odeio pais folgados que acham que seus filhos podem tudo.

Acho que a maternidade me fez mais critica e intolerante doque antes, sabe? Talvez porque agora eu saiba que de verdade é possivel fazer as coisas de maneira diferente e que muitos pais não fazem por pura preguiça e ai dá nisso, um bando de crianças insuportaveis.

Respeito amigos que não querem receber gente com filho, repeito restaurantes que não querem crianças e sonho com o dia que companhias aereas terão voos separados para familias com crianças kkkkkk

NIIIIIIIIIIINGUÉM merece essa geração e parece que o mundo só ta piorando!

CHEGA de gente mal educada!

Beijocas, saudades de vc!



Leila disse...

está cada dia mais difícil mesmo. daqui a pouco vc começa a receber um monte de comentários de mães moscas tentando "se justificar", ou pessoas perguntando "não teve infância não?" ou dizendo "ah, tá, vc nasceu adulta!". Não, não nascemos adultos. mas eu sabia perfeitamente me comportar em locais públicos quando criança. meus pais me deram educação ;).

Ana Célia disse...

Se tem uma coisa que me irrita é pai/mãe que vê o filho tacando fogo na casa dos outros e não faz NADA!

Adorei seu texto!! Manda ele pras mamães das crianças sem limites, hehe. Realmente, crianças assim não recebem instruções dos pais. Eu lembro que quando era pequena eu era muuito quietinha fora de casa. Além de ser muito tímida recebia educação dos meus pais, dizendo para eu me comportar, pois não estava na minha casa. Isso fez toda a diferença!

Beijos

Anônimo disse...

Cara,

O teu texto é ótimo. Faltaram as falas dos pais "Olha, a tia ou o tio vai brigar, não pode né tio(a)?" ou "Meu filho, a tia vai brigar" num tom jocoso. A criança olha para tua cara e para dos pais e continua realizando a traquinagem.
O que temos hoje são pais imaturos que não tem condições nem de cuidar de si mesmo, mas colocam filhos no mundo por uma questão social que todo casal precisa ter filho. Falta tempo, paciência e que criar filhos se aprende no dia-a-dia sem manual e com muito esforço e trabalho.

Eliana disse...

Pois é Ingrid! Vc sempre deixou claro o seu lance com a maternidade rs e aí é que está a sua consciência. Eu sou fã do seu menino, pois percebo que vc como mãe e o pai são parceiros e conscientes e têm a maior boa vontade em criar o filho de vocês com valores! Parabéns!!!

Anônimo, seu comentário foi muito bom...exatamente isso que vc colocou! hahahaha

Obrigada pelos coments!

Luana disse...

Eu nao tenho filhos, mas prometo que se um dia levar meus gatos na sua casa eles vao se comportar... =)

LuRussa disse...

muito bom seu post, um pouco assustador ! rsrsrs não me faz querer ter filhos nunquinha !

parabéns pelo blog, bjosss

Mariana disse...

Eu tenho a impressão de que as crianças não têm liberdade nenhuma dentro da casa delas: não podem explorar o ambiente, não podem tirar nada do lugar e acabam ficando curiosas. Na primeira oportunidade, saem mexendo em tudo porque sabem que os pais não vão fazer nada, por descaso ou por vergonha!

Eu tenho 3 filhos e nunca tive problemas na casa de ninguem ou em qualquer outro lugar. Sempre tenho o que eu chamo "kit de bolsa": livrinhos, joguinhos pequenos, papel, lapis, elástico que a gente passa de mão em mão e se for preciso, dou o meu celular para distrai-los. Acho uma falta de respeito e consideração deixar as crianças bagunçarem a casa dos outros, especialmente de quem não tem crianças.

Mas parece que é a regra! Tem crianças que vem aqui em casa e falam para meus filhos: eu não vou ajudar a arrumar a bagunça que fizemos porque sou visita!

É triste porque quando eu apareço com meus filhos em qualquer lugar, o povo já olha feio. O lado bom é que sempre recebo elogios quando estou saindo!